Negócio da China? VW Kombi Last Edition valoriza mais de 120%

Perto de completar 10 anos do fim de sua produção, modelo zero quilômetro chega a ser vendido por mais de R$ 200 mil
VW Kombi Last Edition

VW Kombi Last Edition | Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Afinal, por que um carro de propostas simples e despretensiosas conseguiu ser fabricado por mais de 50 anos no Brasil, sem grandes avanços tecnológicos?  A Kombi surgiu na Alemanha em 1950 e em 1953 começaram a vir as primeiras unidades ao Brasil, montadas em CKD. Só em 1957, a popular van da Volkswagen passou a ser nacional. 

VEJA TAMBÉM:

Em 2013, por conta da obrigatoriedade da inclusão dos freios ABS e do airbag duplo frontal para todos os veículos nacionais, o defasado projeto - atrelado ao alto custo para adaptação dos itens - impossibilitou uma vida ainda mais longa ao utilitário.  Mas, nem por isso, a velha senhora ficou esquecida. Nos quatro cantos do mundo, é notória a popularidade e a paixão de todos que, direta ou indiretamente, tiveram uma história com o automóvel.

Desde setembro de 1957 até julho de 2013 foram produzidas 1.551.140 unidades da Kombi na fábrica de São Bernardo do Campo (SP.) Em dezembro, a “velha senhora” completa 10 anos do fim de sua produção no Brasil. Para comemorar a data, vamos citar algumas particularidades da série Last Edition, disputada por colecionadores mundo afora, literalmente falando.

Comparado às outras versões da Kombi, a edição limitada contempla a pintura saia-e-blusa azul e branca, além de lentes de luzes de seta em cristal, rodas com faixas brancas e adesivo de 56 anos de produção no Brasil. Por dentro, as diferenças são os bancos em vinil azul, branco e cinza, cortinas personalizadas com fivela com o nome Kombi bordado e sistema de som MP3 com entradas auxiliar e USB.

Já o motor é o mesmo da versão convencional, ou seja, o EA111 1.4 flex de 80/78 cv que em 2006 substituiu o arcaico 1.6 refrigerado a ar. Essa também ganhou uma edição de despedida, a Série Prata, limitada a 200 unidades.  

Volkswagen Kombi Last Edition
Interior da Kombi  Last Edition contiia com plásticos e está como se estivesse saído da linha de montagem da Volkswagen
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Quando foi disponibilizada para venda em agosto de 2013, a Last Edition de só 600 “peças” foi oferecida por R$ 85 mil, um valor alto à época, mas que não afugentou a clientela especial. O sucesso foi tanto que em setembro, a produção foi dobrada para 1.200 veículos, atendendo assim a alta demanda. No entanto, a segunda leva demoraria mais para zerar o estoque, obrigando as lojas autorizadas a concederem descontos de mais de 5% do valor.

Em 10 anos da despedida da linha de produção no Brasil, o modelo valorizou, em média, 125%. Em sites de classificados, chegamos a encontrar exemplares 0km por R$ 189 mil, como é o caso da Kombi Last Edition 0747/1200 que está à venda através do canal do Reginaldo de Campinas. Este, em especial, faz parte do lote 747 dos 1.200 fabricados e é, literalmente, 0km, pois só rodou 107 km, segundo consta no hodômetro. Até os plásticos originais nos bancos e carpetes foram cuidadosamente mantidos.

Indo mais além, encontramos uma mais nova em Curitiba, PR, com meros 47 km rodados que o dono comprou e que nunca foi lavada “para não acumular umidade e resíduos químicos em cantos e frestas”, segundo ele. A pedida dessa unidade é de, pasmem, R$ 238 mil e está anunciada no site Webmotors. 

Ainda segundo o proprietário, por incrível que pareça, a bateria  da fabricante Moura é a mesma de quando instalada na fábrica em 2013 e está em pleno funcionamento. Os plásticos também foram mantidos, e para os mais exigentes, até as folhas de jornal no chão, colocadas na fábrica para proteger durante o transporte, foram preservadas.

E você? Pagaria tudo isso só para ter a última edição do veículo de maior longevidade na indústria automobilística mundial?

VW Kombi Last Editon
VW Kombi Last Editon vem com pintura de dois tons e pneus de faixa branca entre os itens exclusivos
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

VW Kombi Last Edition

VW Kombi Last Edition

Volkswagen Kombi Last Edition

Volkswagen Kombi Last Edition

VW Kombi Last Editon

VW Kombi Last Editon

Volkswagen Kombi Last Edition

Volkswagen Kombi Last Edition

Volkswagen Kombi Last Edition

Volkswagen Kombi Last Edition

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise