Depois de quase 30 anos na escuridão, a Nissan cogita o retorno da Datsun, mas esqueça 280ZX com motor turbo e design inspirado na Ferrari 250 GTO. A marca seria para a Nissan o que a Dacia é hoje para a Renault, em outras palavras, a ideia é colocar a Datsun para vender carros despojados, de arquitetura simples e barata, com preço na faixa de US$ 5.000 (cerca de R$ 9.450) em países emergentes como Índia, Rússia e Brasil, por exemplo.

Provavelmente os modelos de baixo custo desta submarca utilizarão a plataforma V da Nissan, que hoje tem como March e Versa seus principais produtos.

Para quem não lembra, a marca Datsun foi fundada em 1904. Trinta anos depois, em 1934 foi adquirida pela Nissan e durante sua existência ela produziu os modelos Bluebird SSS R411, Skyline 2.4 Coupé, Pulsar 1400 e 280ZX turbo. A marca ficou em operação até 1983, quando a Nissan resolveu encerrar suas atividades.

Jair Oliveira

|

Veja mais notícias da marca