No Uruguai, Palio também é Zotye Z200

Compacto, lançado no Salão de Montevidéu, pode ser equipado com motores 1.3 de 92 cv e 1.5 de 118 cv

Zotye Z200 | Imagem: Reprodução

Na China, a prática da clonagem de produtos é ainda uma coisa comum. Tanto que encontra-se de tudo, desde cópias de smartphones – como o iPhone e Motorola - até carros plagiados da BMW, PorscheVolkswagen e Ford, por exemplo.

Mas, no meio de tantos clones, existem as exceções – como é o caso da JAC, com o J3, e da Chery, com o Cielo – e as meias exceções, que é o caso da Zotye. A marca apresentou no Salão de Montevidéu, no Chile, o compacto Z200, o primo chinês do nosso já conhecido Fiat Palio da primeira geração.

Antes que pensem que é mais uma cópia barata de um carro de marca européia, esclarecemos: a montadora comprou os direitos de produção do hatch italiano. Em outras palavras, o Z200 é uma nova variação do Palio.

A Zotye até se esforçou em dar uma cara original ao compacto, redesenhando o interior e alguns outros detalhes, mas o fato é que ele mantém forte ligação com o projeto original ao preservar o mesmo formato da carroceria e das lanternas traseiras.

Veja também: Avaliação do sedã JAC J5

O Z200 pode ser equipado com dois tipos de motores. O primeiro, o 1.3 de 92 cv, que é acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas, e o segundo, o 1.5 de 118 cv, trabalha apenas com um câmbio automático de quatro velocidades - ambos os blocos são movidos a gasolina.

Como todo carro chinês, ele vem equipado com diversos itens, como ABS com EBD, airbag, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos e som com CD/MP3, por exemplo. Dependendo da versão a marca ainda disponibiliza partida do motor sem chave e controle de cruzeiro. Os preços começam em US$ 15.990 (aproximadamente R$ 29 mil).

Séries D, M e S

O Fiat Palio não é o primeiro carro que tem os direitos de produção comprados pela Zotye. Modelos como Múltipla, Doblò e Strada também são fabricados pela marca e vendidos na China como M-Serie, D-Serie e S-Serie.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!