A Fiat do Brasil, conforme aponta reportagem do jornal Folha de São Paulo, anunciará nesta terça-feira (9) a mudança de local de sua nova fabrica no Brasil. Antes prevista para ser erguida na região de Suape (PE) – a pedra fundamental já foi lançada -, a futura planta da empresa italiana agora será instalada em Goiana, a 65 km da capital Recife, conforme aponta a publicação. A montadora, porém, ainda não confirma a informação.

Segundo o jornal, o terreno da Fiat em Goiana é três vezes maior que o da cidade relegada. Cogita-se ainda que a montadora possa até construir uma pista de teste no local.

A mudança de município, no entanto, não altera os planos da Fiat para sua segunda fábrica no Brasil – a primeira e única fica em Betim (MG) -, que segue com previsão de conclusão em 2014. O mesmo vale para isenção de impostos até 2020 concedida pelo estado a montadora.

A nova linha de montagem da Fiat no país ficará responsável pela produção de um novo subcompacto popular ainda inédito. Seu lançamento, assim como o da fábrica, também está programado para 2014. A fabricante já divulgou que a futura planta terá capacidade para produzir 200.000 veículos por ano.

Thiago Vinholes

|