Tem algumas coisas que não mudam. E o VW Golf GTI é uma delas. Ainda bem! Nessa onda de veículos elétricos e SUVs dominando as ruas - alguns deles sem muito apelo do ponto de vista dinâmico e de performance - não é surpresa algumas montadoras desistirem de colocar nas ruas seus esportivos. Mas a Volkswagen continua  agradando os amantes de carros mais puristas e, por isso, prepara uma configuração ainda mais interessante para o Golf GTI baseada na nova geração do hatch médio. 

Durante recente entrevista à Automobile Magazine, Scott Keogh, CEO da Volkswagen para os EUA, afirmou: “vamos lançar o Golf VIII e ele manterá a versão GTI, então estamos 100% focados nesse modelo. O novo GTI vai ser muito legal!”. 

Ainda não sabemos nenhum detalhe técnico sobre a nova geração do Golf GTI, mas, segundo rumores, o motor 2.0 turbo revisado poderá trabalhar em conjunto com um propulsor elétrico, fazendo do GTI um híbrido de elevado desempenho. Com isso, o hatch médio esportivo poderá se beneficiar do torque máximo imediato do motor turbo para entregar acelerações ainda mais rápidas. 

Hoje em dia a versão mais extrema do Golf GTI é a TCR, que traz motor 2.0 turbo movido a gasolina capaz de entregar 286 cv e 37 kgfm de torque para as rodas dianteiras. Esse propulsor é casado com uma transmissão automática de dupla embreagem, as acelerações são rápidas: são necessários apenas 5,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Outros aprimoramentos que o GTI TCR entrega em relação ao GTI “normal” são mais dois radiadores para ajudar na refrigeração do bloco, diferencial com escorregamento limitado e suspensão adaptativa. Considerando os números do GTI TCR vendido hoje em dia em alguns mercados, é muito provável que o Golf GTI baseado na oitava geração conte com potência na casa de 300 cv. 

É assim que os apaixonados por GTI querem continuar vendo o hatch esportivo - não precisa de bateria para fazê-lo andar, basta respeitar a filosofia do modelo e as siglas “Grand Tourer Injection”. 

Atualmente, no Brasil, o Golf GTI é a única versão do hatch médio que segue fabricada em São José dos PInhais (PR). Ela é tabelada em R$ 151.530 e conta com motor 2.0 turbo de 230 cv trabalhando em conjunto com o câmbio de dupla embreagem com 6 marchas. 
 

Volkswagen Golf 2019
Volkswagen Golf 2019
Imagem: Divulgação

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw