Nova geração do Honda Civic Si chega ao Brasil em 2018

País receberá somente a versão cupê importada do Canadá com motor 1.5 turbo de 208 cv
Honda Civic Si 2018

Honda Civic Si 2018 | Imagem: Divulgação

Ele nunca foi um sucesso de vendas, mas desde a versão sedã baseada na oitava geração o Honda Civic Si sempre foi um colírio para os olhos – e um objeto de desejo – para quem gosta de um carro com proposta e vocação verdadeiramente esportivos.

A 9ª geração do Civic Si, que trouxe a carroceria cupê ao Brasil, não tinha o brilho do sedã e sua proposta mais amigável em relação ao conforto fez muitos potenciais clientes não abraçarem a compra do modelo.

A Honda agora quer mudar o jogo com a evolução do Civic Si, dessa vez baseado na 10ª geração do modelo assim como o sedã já produzido aqui. A marca confirmou nesta segunda-feira (23) a importação da versão esportiva, que seguirá oriunda do Canadá e também somente na carroceria cupê.

O motor será o mesmo 1.5 turbo presente no Civic Touring, porém com potência e torque mais apimentados e com a liberdade para atuar em sua vocação esportiva. No Civic Si, o propulsor é calibrado para entregar 208 cv e 26,5 kgfm de torque, enquanto no sedã, onde tem maior preocupação em equilbrar consumo com performance, o 1.5 turbo chega aos 173 cv. Vale destacar que este é o primeiro Civic Si com motor turbo na história do modelo. 

Para realçar o apelo esportivo, o Civic Si 2018 contará com câmbio manual de 6 marchas, que, a julgar pelas gerações anteriores, deverá manter os engates curtos e precisos que sempre caracterizaram as transmissões desse tipo presentes no Civic.

Na mesma linha, o Civic Si é significativamente mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial dianteiro com deslizamento limitado. O Si traz ainda discos de freio de 12,3” na dianteira e pneus 235/40 R18.

Ainda de acordo com a Honda, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na dianteira, oriundos do Civic Type R, a variante mais esportiva dentro da linha Civic.

Como é esperado, o Civic Si trará alguns elementos diferenciados em relação ao sedã brasileiro para reforçar o caráter mais agressivo da versão. A dianteira, por exemplo, conta com um friso frontal preto e largas tomadas de ar. Rodas de liga leve aro 18” com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado. Na traseira, por sua vez, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com barra de LED horizontal e aerofólio traseiro elevado.

Na parte interna, o Civic Si traz bancos dianteiros esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha também está presente nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

A Honda até o momento não apresentou um mês específico para o lançamento do Civic Si 2018 no Brasil e nem antecipou o preço. Porém, considerando que hoje um Volkswagen Golf GTI é tabelado em R$ 132.250 podemos esperar um valor semelhante para o Civic Si.  

Assine a newsletter semanal do AUTOO!