Nova picape, sucessor do Gol... VW retoma investimentos na região a partir de 2021

Picape compacta-média da marca deverá ser contemplada em novo ciclo de aportes
Volkswagen Tarok 2020

Volkswagen Tarok 2020 | Imagem: Divulgação

Além de realizar a primeira aparição do Taos no Brasil e confirmar a chegada de mais modelos eletrificados ao país nos próximos anos, o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, aproveitou o encontro com a imprensa especializada para revelar que parte dos investimentos da empresa já encontra-se “descongelada” após o profundo impacto inicial da pandemia não só nos negócios da empresa como nas economias de maneira geral.

O principal executivo da Volkswagen na região também adiantou que a partir de 2021 a empresa deverá anunciar seu novo ciclo de investimentos, que vai contemplar em grande parte o desenvolvimento e produção de novos modelos. 

Com a medida, nossa aposta é que a Volkswagen poderá retomar alguns planos importantes em sua estratégia local, como a entrada no segmento de picapes compactas-médias com a Tarok. A futura rival para a Fiat Toro deverá ser produzida na Argentina ao lado do Taos, uma vez que ambos devem compartilhar muitos elementos técnicos e mecânicos. 

Outro projeto muito relevante que deverá estar presente no novo ciclo de investimentos da Volkswagen é o sucessor do Gol, modelo que ainda registra uma procura elevada no mercado, porém em grande parte graças ao consumo corporativo. O Gol deverá trazer mudanças significativas em sua proposta, talvez até migrando para ou dando origem a um crossover pequeno. Será a mesma linha que a Ford vai adotar para o sucessor do Ka brasileiro.

O último ciclo de investimentos da Volkswagen no Brasil consumiu cerca de R$ 7 bilhões e compreendeu o período entre 2017 e 2020, trazendo para o mercado regional novidades importantes como a nova geração do Polo, seu sedan derivado Virtus e o primeiro SUV nacional da marca, o T-Cross.  

Provavelmente o cronograma de novidades da Volkswagen — assim como das demais fabricantes — deverá sofrer atrasos. A inédita picape compacta-médida, que deverá manter o nome Tarok, possivelmente vai estrear apenas em 2022. O novo Gol poderá ser lançado talvez até depois desse período.

Sobre o momento atual, a Volkswagen destaca que vive os mesmo desafios que a indústria sofre no momento, como a falta de matérias primas e componentes, além de um aumento no custo dos insumos. De acordo com Pablo Di Si, trata-se de um problema global por conta da demanda crescente dos mercados, mas que poderá ser administrado dentro de 30 a 40 dias, avalia o executivo. Outra meta da Volkswagen apontada por Pablo Di Si durante a coletiva é reforçar a nacionalização de componentes para evitar riscos cambiais e de fornecimento, algo que estará no centro da estratégia da VW para a região ao longo dos próximos três anos. 

Volkswagen Tarok 2020
Volkswagen Tarok: marca deverá entrar no segmento de picapes compactas-médias, hoje liderado pela Fiat Toro
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa