Análise: sucessores de Ka e EcoSport podem ser projetados na Índia

Joint venture entre Ford e Mahindra na Índia pode surtir efeito em demais mercados emergentes
Acima a linha 2020 de Ford Ka FreeStyle e Ford EcoSport FreeStyle

Acima a linha 2020 de Ford Ka FreeStyle e Ford EcoSport FreeStyle | Imagem: Divulgação

Depois de sua profunda re-estruturação no Brasil, que culminou com o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), a Ford parece buscar formar de otimizar cada vez mais suas atividades na América do Sul, reduzindo custos e potencializando resultados. Um bom exemplo pode ser visto na volta da van comercial Transit para a região, a qual terá sua produção a cargo da uruguaia Nordex.

É fato que, além de questões logísticas e de manufatura, o que impacta profundamente as montadoras em termos financeiros é o desenvolvimento de novos produtos. Com isso em mente, vale a pena ficarmos cada vez mais atentos para a joint venture que Ford e Mahindra buscam estabelecer na Índia. O acordo, já celebrado entre as duas fabricantes, ainda precisa de uma aprovação governamental, o que atrasou em decorrência da pandemia da Covid-19, mas as empresas já estão de olho no futuro e preparam o desenvolvimento de novos SUVs em conjunto.

Segundo reportam diversos veículos de imprensa indianos, a Mahindra tem nos planos colocar no mercado 6 novos modelos dentro de um ano e meio. Entre eles, alguns produtos teriam uma contraparte da Ford, no caso um utilitário esportivo de porte médio (projeto CX757) e um SUV compacto que atende pela designação interna B745.

Ford EcoSport 2020
Ford EcoSport 2020
Imagem: Divulgação

Até onde a imprensa indiana conseguiu apurar, o projeto B745 contempla estrutura monobloco, opções de tração dianteira ou integral e comprimento na faixa de 4,30 m. Com essas credenciais, poderia se tratar de um modelo que poderia facilmente ser utilizado pela Ford aqui no Brasil como um sucessor para o EcoSport, se é que essa já não é a estratégia da marca. O design dos futuros SUVs projetados em conjunto pela Ford e Mahindra contarão com design assinado pelo estúdio Pininfarina, uma referência no assunto e hoje administrado pela companhia indiana.

Vale a pena frisar que a Ford ainda trabalha na próxima geração do Ka, o qual vai migrar completamente de proposta, deixando de ser um hatch compacto propriamente dito para tornar-se um crossover pequeno. Sabemos que modelos com esse apelo terão uma forte participação no mercado indiano nos próximos anos, como é possível notar em novidades como Nissan Magnite, Renault Kiger, Hyundai Venue, entre outros. Quem sabe a Ford e a Mahindra também não atuam em uma solução em conjunto?

Ford Ka e EcoSport na série especial 100 Anos
Ford Ka e EcoSport na série especial 100 Anos
Imagem: Divulgação

Corre nos bastidores que a Ford desenvolve seu projeto B763, o qual deverá compartilhar elementos com o futuro Mahindra S201, porém garantindo diferenciais estéticos e técnicos para cada uma das marcas. Será que aí estaria o nosso novo Ka? 

Por tudo isso, é cada vez mais importante ficarmos de olho em tudo o que se passa na Índia daqui para a frente. 

As novidades da Mahindra deverão chegar ao mercado indiano ao longo de 2021 e até os primeiros meses de 2022, quando muitas das questões levantadas em nossa análise serão respondidas. Vamos acompanhar.

Ford EcoSport 2020
Ford EcoSport 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!