Novidades importantes na Jaguar Land Rover

Grupo inglês prepara mudanças na estratégia de seus SUVs e crossovers
Conceito Land Rover Discovery Vision Concept antecipa as formas da nova geração do modelo

Conceito Land Rover Discovery Vision Concept antecipa as formas da nova geração do modelo | Imagem: Divulgação

Todos irão subir na vida. É assim que a gente pode resumir as mudanças que a Jaguar Land Rover prepara para sua próxima geração utilitários esportivos e crossovers.

Alguns flagras feitos recentemente na Europa mostram que o sucessor do Land Rover Discovery já está praticamente pronto e finaliza os testes para o lançamento no primeiro trimestre de 2017, ao que tudo indica no Salão de Genebra. 

O design final do modelo vai ser uma quebra sensível de paradigma do que estávamos acostumados com o Discovery, com seu jeitão quadrado e aspecto robusto, para tornar-se bem próximo ao conceito Discovery Vision Concept de 2014. Os traços, inclusive, são bem similares aos do Discovery Sport atual, porém o novo Discovery vai se destacar pelo maior porte.

Segundo uma recente entrevista de Gerry McGovern, responsável pelo design da Land Rover, a ideia é que o sucessor do Defender ocupe o lugar do Discovery como uma proposta de veículo de apelo robusto e não tão preocupado com o luxo. O design do futuro Defender, inclusive, manterá o uso de ângulos retos para deixar isso claro. 

Com essa escalada do Discovery em luxo e proposta, o conglomerado inglês abre caminho para que o próximo Range Rover suba ainda mais de nível e tenha condições de rivalizar (ou até mesmo superar) o Bentley Bentayga e demais SUVs de alto luxo que surgirem ao longo da próxima década. 

Jaguar também conta com sua carta na manga

E quem achou que o F-Pace já deixou a Jaguar satisfeita em sua incursão no mundo dos crossovers, a inglesa prepara mais um filho derivado da mesma base.

A Jaguar vai se valer da arquitetura da F-Pace para lançar, em 2019, o J-Pace, um crossover de tamanho maior em relação ao “primogênito”. Se o F-Pace mira no Porsche Macan e está em um segmento com vendas cada vez maiores, o futuro J-Pace quer disputar mercado com o Porsche Cayenne e companhia, uma categoria de vendas mais limitadas, porém que traz grande prestígio para qualquer fabricante que se atreva a entrar. 

A boa notícia é que todas essas novidades deverão estrear também no Brasil cerca de um ano ou um ano e meio depois da première europeia.