Novo A6 allroad chega por R$ 350 mil

Versão off-road do Audi A6 Avant tem motor 3.0 de 310 cv e suspensão adaptativa

Audi A6 allroad | Imagem: Divulgação

Acaba de chegar ao Brasil o novo A6 allroad quattro. A perua de apelo mais esportivo, que amplia a família dos Avant, é o primeiro lançamento da marca alemã no País em 2013 e pode ser adquirida por aproximadamente R$ 350.000 sem os equipamentos opcionais, conforme informado pela assessoria da Audi.

A terceira geração dos modelos allroad quattro vem equipada com um propulsor 3.0 V6, com turbo e injeção direta de combustível, que produz 310 cv e 44,8 kgfm de torque. A transmissão de sete velocidades possui dupla embreagem com a opção de trocas de marchas nas borboletas do volante. O modelo ainda conta com tração integral.

Segundo o fabricante, o consumo de combustível da perua foi reduzido em até 20% em comparação ao modelo anterior, chegando a 8,5 km/litro (11,2 km/litro de média entre cidade e estrada), e cumpre o 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

Quanto às dimensões, o modelo é minimamente maior que a versão Avant, porém é seis centímetros mais elevado. O interior mantém as características luxuosas dos Audi e oferece espaço de sobra. O compartimento de bagagem da nova A6 tem capacidade para 565 litros, volume que pode ser aumentado para 1.680 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Entre os destaques do visual, para-lamas mais largos, grade com design vertical e opção de tecnologia Full LEDs para os faróis garantem um ar mais moderno. As molduras laterais das rodas, para-choques e soleiras são pintadas em cores contrastantes com as da pintura externa, com 12 opções oferecidas pela fábrica.

Uma ajuda para o motorista

O modelo oferece um pacote opcional com sistema de auxílio ao condutor, como piloto automático adaptativo, que mantém o veículo a uma distância segura e pré-ajustada do carro à frente. Além do sistema que ajuda o motorista a fazer a troca segura de faixa e detectar pessoas ou animais na pista, há uma função de recomendação de descanso, que detecta quando o condutor está ficando cansado e sugere uma parada para descanso. 

Suspensão adaptativa de série

Um diferencial deste carro é a suspensão a ar adaptativa de série, que inclui sistema de amortecimento controlado. Ela rebaixa a carroceria em 15 milímetros da posição normal (automática) quando o carro circula em alta velocidade e a eleva em até 35 milimetros no modulo Allroad.

O modelo tem ainda um sistema de assistência em descidas íngremes. Nesta condição, a velocidade é limitada entre 10 e 20 km/h, dependendo da superfície do terreno. As características da direção, suspensão a ar, pedal do acelerador e transmissão automática também podem ser alteradas conforme o gosto do "freguês".

Uma função que mostra a inclinação do carro foi adicionada ao sistema operacional. Além disso, o modelo conta com sistema de navegação com acionamento touchpad e controle através de comando de voz.