Novo C3 Aircross: um vislumbre sobre o futuro SUV nacional da Citroën

Modelo que a marca vai lançar neste ano no Brasil terá características semelhantes ao SUV europeu revelado nesta quinta
Acima o novo Citroën C3 Aircross europeu

Acima o novo Citroën C3 Aircross europeu | Imagem: Divulgação

A Citroën revelou nesta quinta-feira (11) a nova geração do C3 Aircross para o mercado europeu. Trazendo uma proposta interessante, é bom ficarmos de olho no modelo uma vez que ele antecipa muitos detalhes que poderemos encontrar no modelo inédito que a marca começará a produzir no Brasil neste ano.

A novidade prevista para Porto Real (RJ), contudo, é um projeto destinado a mercados emergentes como o brasileiro e foi desenvolvido na Índia, portanto não compartilhando elementos técnicos com o novo C3 Aircross para o Velho Continente. Já o porte dos dois modelos, entretanto, deverá ser bastante similar, assim como alguns traços do design.  

Com 4,16 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,60 m de entre-eixos, o novo C3 Aircross europeu enquadra-se em uma categoria ligeiramente abaixo em termos de tamanho quando comparado com os atuais SUVs compactos vendidos no Brasil (Jeep Renegade, Nissan Kicks, entre outros). É possível que o SUV inédito que a Citroën vai fabricar em Porto Real siga a mesma referência do C3 Aircross, atuando por aqui como um rival para o Nissan Magnite e outros modelos de porte equivalente. 

Acima o novo Citroën C3 Aircross europeu
Acima o novo Citroën C3 Aircross europeu
Imagem: Divulgação

Apesar das dimensões mais comedidas, destaque para o bom porta-malas que o novo C3 Aircross oferecerá, com capacidade entre 410 e 520 litros dependendo da regulagem do encosto do banco traseiro. Quem sabe o modelo desenvolvido na Índia para nosso mercado preserve esse bom atributo. 

A Citroën destaca que o novo C3 Aircross foi concebido para oferecer bom espaço interno aos passageiros e ele ainda contará com o benefício dos assentos Advanced Comfort, que estrearam nos novos C4 Cactus e C5 Aircross e são orientados a favorecer o conforto dos ocupantes. A marca também destaca como um elemento de projeto pensado para o bem-estar dos passageiros a cabine privilegiando a entrada de luz natural.

Por dentro, o SUV trará recursos como a central multimídia com tela de 9” e, segundo a Citroën, ao todo 12 assistentes de condução, entre eles head-up display colorido, câmera de ré com visão superior do veículo, entre outros itens.

Na parte mecânica, o novo C3 Aircross europeu terá as opções de motores gasolina e diesel, com potências entre 110 cv e 130 cv, e as opções de câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas. 

Acima o novo Citroën C3 Aircross europeu
Acima o novo Citroën C3 Aircross europeu
Imagem: Divulgação