Novo Corolla já supera o Civic no primeiro mês cheio de vendas

Sedã da Toyota impõe vantagem de mais mil unidades frente ao rival da Honda, que está prestes a ganhar visual renovado

Novo Corolla superou rival Civic logo de cara | Imagem: Divulgação

O revezamento na liderança entre os sedãs médios ganhou mais um capítulo em maio. Como tem sido tradição, o Civic e o Corolla, a cada mudança de geração, assumem o 1º posto em vendas no segmento. No mês passado, o Toyota, recém-lançado, superou o Honda em mais de mil unidades – os números ainda são provisórios.

A reviravolta já começava a se desenhar desde abril, quando novo Corolla desembarcou nas lojas. Naquele mês, o Civic ainda liderou, com 5.774 unidades, mas o Toyota encostou nele, com 5.565 carros emplacados. Em maio, a virada aconteceu: 5.741 Corollas contra 4.702 Civics.

Contribuiu para isso, é verdade, o fato de o Civic estar prestes a ganhar uma reestilização de meia vida, segundo rumores no mercado. Isso pode ter afetado suas vendas já que ajustes ocorrem na linha de montagem, mas a virada deve se confirmar durante o ano graças ao fenômeno da “novidade”.

A diferença no acumulado de 2014 é pequena (22,9 mil contra 20,1 mil), o que faz crescer a possibilidade de o Corolla fechar o ano à frente do rival, mesmo com as melhorias visuais. Aliás, a rápida inversão no ranking contrastou com a dificuldade do atual Civic de repetir o mesmo efeito anteriormente. Em 2012, quando chegou, o sedã da Honda não superou seu concorrente de imediato. Foi preciso um ‘ajuste de rota’ para que isso ocorresse, meses depois. A marca introduziu um novo motor 2.0 litros (que o rival já tinha) e alguns equipamentos extras.

Tradição desde 2002

A dobradinha Civic-Corolla ocorre no mercado brasileiro desde 2002 quando a Toyota lançou o Corolla ‘Brad Pitt’. Na época, o Vectra, da GM, liderava há anos enquanto os japoneses eram coadjuvantes. Em 2006, foi a vez da Honda surpreender com o ‘New Civic’, que elevou as vendas do carro para números nunca atingidos. Em 2009, a Toyota respondeu com um Corolla que, se não enchia os olhos, trazia diversas versões para todos os gostos.

Neste ano, a Toyota ousou ao lançar um Corolla com visual esportivo e alguns itens que deixaram o carro mais instigante de dirigir, mas mantendo outros atributos como o conforto e a confiabilidade. Pelo jeito, a receita funcionou.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise