E o novo Beetle, que não é mais “New”, virou Fusca no Brasil. A ousada ação da Volkswagen em retomar o antigo nome de seu clássico carro no País acompanha uma estratégia mundial que também relembra os antigos nomes do modelo em outros países, como “Escabajo” na Espanha e “Maggiolino” na Itália. Alguns gostaram, pois reacende a chama de um dos automóveis mais importantes da história, ao passo que outros não reprovaram a ideia por ela contrariar a ideia original do carro, que era ser um veículo popular.

O novo Fusca não é mais um carro do povo, nem de longe. Esse novo é caro a beça: começa em R$ 76.600 na versão de entrada, com câmbio manual de 6 marchas, e R$ 80.990 para o modelo equipado com transmissão DSG semi-automática de dupla embreagem, como o testado pelo AUTOO. Nas duas variantes o motor é o mesmo, no caso o formidável 2.0 TSI da VW de 200 cv e 28,5 kgfm - ele quase seis vezes mais potente que o primeiro Fusca, de 1938.

Porém, diferente do New Beetle, o novo Fusca é ainda mais fiel ao modelo original quando falamos de desenho. A nova geração do Beetle parece uma versão “bombada” no carro antigo e com roupas de grife modernas. A VW também tornou o design do modelo mais “masculino”, com formatos mais volumosos e detalhes que deixam o veículo com uma aparência “forte”, como a faixa de cintura alta, as avantajadas caixas de roda e o teto baixo ao estilo hot-rod. A versão anterior, por outro lado, era um tanto feminina - tinha até um vaso de flores no painel.

E os detalhes que rementem ao antigo Fusca também estão por toda parte. Quem se lembra do modelo clássico vai notar as soleiras nas portas, o parabrisa reto, as alças de borracha nas colunas, o porta-luvas na parte de cima do painel, entre outros.

Impressões ao dirigir

Além de tornar o design do Fusca mais interessante a VW também fez o carro se tornar um legítimo esportivo. Seu motor que o é o mesmo aplicado em modelos como o Jetta TSI e Tiguan, que já têm boa fama. Por isso o modelo tem respostas ágeis e quando provocado no modo “S” é um tanto instigante, com fortes arrancadas acompanhadas de um ronco alto com espirros do turbo entre as trocas de marcha. Até o volante é legal de segurar, ele é fininho como o Fusca antigo e as resposta são muito diretas, como as de um Audi A3.

Os 200 cv aparecem apenas 5.100 rpm, mas isso não é problema quando o torque máximo de 28,5 kgfm já está disponível a 1.700 rpm e assim continua até 4.000 rpm. Nessa toada, o Fusca tem força total em praticamente todos os momentos em que se pisa no acelerador. Boa parte do desempenho também é mérito do câmbio DSG, que realiza de trocas de marchas muito rápidas, tanto em modo automático como manual pela alavanca ou pelas borboletas no volante.

Nota-se também que o novo Fusca é “bom de curva”, pois conta com uma estrutura bastante rígida - é a MQB, a mesma usada no Golf VII e o Audi A3 - e uma suspensão muito firme. Esse último recurso, porém, tende a deixar o carro um pouco desconfortável e ruidoso para andar em vias apertadas e esburacadas de grandes cidades, como foi em nosso teste por São Paulo. Mas na estrada é um “senhor” automóvel, com boa aceleração e muito estável.

Segundo números da VW, o Fusca vai do 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos e atinge até 210 km/h de velocidade máxima. Já o consumo médio apontado no computador de bordo foi de 13 km/l, uma marca razoável para um automóvel desse porte.

O melhor Fusca da história

Além de ser bonito e um tanto divertido de dirigir, o novo Fusca também surpreende pelos equipamentos. A lista é tão longa quanto variada: inclui, por exemplo, um cronometro no alto painel, navegador GPS com repetidor de dados no painel de instrumentos, controles eletrônicos de estabilidade e tração, quatro airbags e ar-condicionado digital. Ficou faltando apenas a um controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro para guiar com mais conforto na estrada.

A lista de opcionais também enche os olhos, mas seca a carteira. O modelo testado pelo AUTOO veio com faróis bi-xenônio (R$ 3.680), pacote com sensor de chuva e comandos volante (R$ 2.655), teto solar panorâmico (R$ 2.900) e sistema multímidia Fender (R$ 1.630), a famosa marca de guitarras, que possui CD-Player, entradas USB e conexão Bluetooth para celular com streaming de dados, sem falar no kit de caixas de som de alta definição - nessa configuração o preço do Fusca passa dos R$ 91 mil.

Agora inserido em outra classe, a dos carros “esportivos descolados” (como é o MINI Cooper e o Citroën DS3), o novo Fusca vem para divertir tanto quem o conduz como quem o admira, que não vai se cansar de encontrar, apontar e comentar sobre os detalhes do carro que remetem ao modelo do passado. Esse Fusca não é apenas uma continuação, é uma homenagem ao clássico e querido carro da Volkswagen.

 
 
Volkswagen Fusca 2013 Volkswagen Fusca 2013
Os preços do novo Fusca começam em R$ 76.600 e vão até R$ 91.000 Os preços do novo Fusca começam em R$ 76.600 e vão até R$ 91.000
A nova geração do carro está mais fiel ao modelo original A nova geração do carro está mais fiel ao modelo original
Com motor de 200 cv, o Fusca anda como um esportivo Com motor de 200 cv, o Fusca anda como um esportivo
Os faróis de LED vêm de série no Fusca Os faróis de LED vêm de série no Fusca
As lanternas também contam com lâmpadas de LED As lanternas também contam com lâmpadas de LED
O modelo à venda no Brasil vem com rodas aro 17 O modelo à venda no Brasil vem com rodas aro 17
O novo Fusca tem até aerofólio na traseira O novo Fusca tem até aerofólio na traseira
Os dois escapamentos separados é um detalhe do Fusca antigo. Quem se lembra? Os dois escapamentos separados é um detalhe do Fusca antigo. Quem se lembra?
A VW decidiu retomar os antigos nomes do Beetle pelo mundo A VW decidiu retomar os antigos nomes do Beetle pelo mundo
O painel é moderno, mas contém uma série de referências do Fusca antigo O painel é moderno, mas contém uma série de referências do Fusca antigo
O painel curto, como do antigo Fusca, deixou o carro mais espaçoso O painel curto, como do antigo Fusca, deixou o carro mais espaçoso
As saídas de ar cercando o rádio lembram as caixas de som do antigo Fusca As saídas de ar cercando o rádio lembram as caixas de som do antigo Fusca
O painel circular do New Beetle foi mantido O painel circular do New Beetle foi mantido
O câmbio DSG tem opção de modo manual ou automático O câmbio DSG tem opção de modo manual ou automático
O volante tem boa pegada e conta com borboletas para trocas de marcha O volante tem boa pegada e conta com borboletas para trocas de marcha
O porta-luvas no painel é outro detalhe nostalgico O porta-luvas no painel é outro detalhe nostalgico
O carro tem cronômetro e indicadores de temperatura do motor e pressão do turbo O carro tem cronômetro e indicadores de temperatura do motor e pressão do turbo
O sistema de som opcional foi desenvolvido pela Fender O sistema de som opcional foi desenvolvido pela Fender
O carro dispensa a chave para ignição O carro dispensa a chave para ignição
Os bancos de couro com acabamento esportivo são de série Os bancos de couro com acabamento esportivo são de série
O motor 2.0 Turbo gera 200 cv e 28,5 kgfm de torque O motor 2.0 Turbo gera 200 cv e 28,5 kgfm de torque
Para abrir o porta-malas é só apertar o logotipo da VW Para abrir o porta-malas é só apertar o logotipo da VW
O porta-malas comporta 310 litros O porta-malas comporta 310 litros
A versão top acompanha um sub-whoofer da Fender A versão top acompanha um sub-whoofer da Fender
 
 

Ficha técnica

Volkswagen Fusca 2012 2.0 16V gasolina automático 2p
Categoria Esportivo médio
Vendas em 2017 110 unidades
Motor 4 cilindros, 1984 cm³
Potência 200 cv a 5100 rpm (gasolina)
Torque 28,5 kgfm a 1700 rpm
Dimensões Comprimento 4,278 m, largura 1,808 m, altura 1,486 m, entreeixos 2,537 m
Peso em ordem de marcha 1439 kg
Tanque de combustível 55 litros
Porta-malas 310 litros
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