Agora é oficial: a Hyundai confirmou nesta semana que o lançamento do novo HB20 será realizado na segunda quinzena de setembro, portanto com a chegada do modelo ao mercado entre o fim do mês que vem e o início de outubro, quando a rede de concessionários deverá estar plenamente abastecida com a novidade.

Um dos lançamentos mais esperados de 2019, o novo HB20 deverá estrear a linha 2020 do modelo e trará muitas novidades, começando pela estreia do motor 1.0 com turbo e injeção direta na gama brasileira da Hyundai. Mais alinhando com a concorrência, o propulsor deverá entregar potência na casa dos 120 a 130 cv e torque por volta de 20 kgfm, assemelhando-se ao 1.0 TSI que hoje está presente nas versões topo de linha dos VW Polo e Virtus.

Também são esperadas melhorias no espaço interno graças a um aumento do entre-eixos, bem como ganhos no volume disponível no porta-malas do modelo. Além de finalmente receber os controles de tração e estabilidade, alguns rumores dão conta que em sua versão mais sofisticada o HB20 renovado poderá até mesmo contar com recursos como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros, o que poderá elevar o posicionamento do HB20 frente aos principais concorrentes. Vamos aguardar o lançamento, contudo, para ver se as informações de bastidores se confirmam.

Recentemente aqui no Autoo preparamos duas projeções, que ilustram a matéria que você lê aqui, onde buscamos antecipar o que podemos esperar do novo visual do HB20. Como a Hyundai deixou claro em algumas oportunidades, o visual do modelo será claramente inspirado pelo conceito Saga EV, revelado no Salão de São Paulo 2018. Com isso, podemos esperar encontrar no modelo uma grade frontal bem destacada, além de traços ainda mais pronunciados para os faróis e lanternas.

Ainda neste ano outro forte concorrente para o HB20 dará as caras. Estamos falando da segunda geração do Chevrolet Onix, que deverá adotar a designação Onix Plus. Ele também receberá a opção de motor 1.0 turbo com injeção direta e um interior mais sofisticado e espaçoso. Com isso, se você considera a compra de um hatch compacto em breve, vale muito a pena aguardar alguns meses até o lançamento dos novos HB20 e Onix Plus.

Novo HB20 será lançado no final do ano no Brasil
Novo HB20 será lançado no final do ano no Brasil
Imagem: Kleber Pinho da Silva

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/