Como alguns flagras anteciparam, a nova geração do Kia Soul manteve o estilo quadradão da carroceria que o consagrou, mas a equipe de design da Kia conseguiu deixar o estilo geral do modelo bem mais arrojado.

Como é possível notar nas fotos (clique na imagem principal para acessar a galeria), na parte frontal o Kia Soul 2020 se destaca pelo conjunto de faróis mais estreito e agressivo, sendo a versão elétrica traz elementos diferenciados como para-choques exclusivos.

Na parte traseira, por sua vez, se destacam as lanternas avançando pelas colunas C do modelo, as quais, segundo a Kia, foram desenhadas usando como base as asas de um avião.

Por dentro da nova geração do Kia Soul, o destaque vai para a central multimídia com uma ampla tela de 10,25” com suporte ao Apple CarPlay e o Android Auto, 7 airbags e o pacote Kia Drive Wise, que reúne uma série de assistentes avançados de condução como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, controlador de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, detector de ponto cego nos retrovisores, entre outros.

Ao menos nos EUA, o Kia Soul 2020 terá como opções os motor 2.0 aspirado e 1.6 turbo, mas o grande destaque mesmo vai para o Soul EV, versão elétrica do modelo. Em sua nova geração, o Soul EV conta com um interessante motor elétrico com 203 cv e generosos 40,2 kgfm de torque. Como o bom nível de força disponível desde o momento em que é acionado é uma característica dos motores elétricos, podemos esperar acelerações e retomadas vigorosas no Soul EV.

Com um conjunto de baterias que é classificado como o “estado da arte” para carros elétricos, a unidade usa polímero de íon-lítio e é refrigerada, o que aumenta a eficiência do conjunto. Com capacidade para 64 kWh, ela deverá conferir ao Soul EV uma boa autonomia. Segundo a Kia, os números definitivos ainda estão sendo validados nos EUA e serão divulgados posteriomente em uma data mais próxima à chegada do Soul EV no mercado norte-americano, o que ocorrerá no começo de 2019.

Aqui no Brasil, resta uma esperança de contarmos com o Soul EV no país, já que, durante coletiva da marca no Salão de São Paulo 2018, os responsáveis pelas operações da Kia no país anunciaram que, se o Rota 2030 fosse aprovado, a perspectiva para a importação do modelo era algo que passaria a ser considerada. Com a Renault, Nissan e Chevrolet confirmado as importações do Zoe, Leaf e Bolt, respectivamente, ao Brasil, a Kia teria um ótimo modelo para se juntar a essas marcas no país.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/