Novo Mini Cooper terá sons da natureza e super tela de OLED

Visor redondo de 9,4 polegadas de diâmetro usa tecnologia de celulares com visual de 1959
Mini Hatch 3 portas 2024

Mini Hatch 3 portas 2024 | Imagem: Divulgação

A Mini revelou o interior da nova geração do Mini Cooper que chega no exterior ainda neste ano e diz que o carro está “mais Mini do que nunca”. Isso porque o visual é todo inspirado no compacto original de 1959.

Mas, para isso, a marca subsidiária da BMW usou tecnologia de 2023. Ao invés do velocímetro redondo do carro dos anos 50, uma tela de OLED fornecida pela Samsung é completamente personalizável conforme o modo de direção.

O uso dessa tecnologia em carros é novidade e, segundo a Mini, deixa as cores mais vivas e o preto mais escuro. A nova tela também é totalmente aproveitável, ao contrário da geração anterior em que o multimídia aparecia retangular dentro do círculo.

O sistema operacional é próprio, baseado em um código aberto Android, do Google. Serão inicialmente oito modos de uso que combinam o visual da tela, as luzes internas e o som ambiente ligado ao motor elétrico do carro.

Em um deles, por exemplo, o ruído pode imitar o escapamento original do Mini 1959 ou até dos modelos a combustão mais modernos. Em outro, é possível ouvir os sons da natureza, como grilos, animais e um riacho.

Mini Hatch 3 portas 2024
Mini Hatch 3 portas 2024
Imagem: Divulgação

À frente do motorista vai uma pequena tela que projeta o head-up display. Ele também varia a iluminação e o tipo de informação mostrada conforme os modos escolhidos.

Video game a bordo

A nova tela do Mini terá uma miríade de aplicativos para streaming de vídeos e músicas, mas também alguns jogos.

Segundo a marca, serão aplicativos fáceis de jogar e que possam servir de direção não só para o motorista em uma parada, mas para todos a bordo do carro.

Aplicativos de streaming de música, como o Spotify, foram adaptados para o sistema operacional para que se integrem perfeitamente à tela circular. O mesmo deve acontecer para navegadores como Waze e Google Maps.

Mini Hatch 3 portas 2024
Mini Hatch 3 portas 2024
Imagem: Divulgação

Apple CarPlay e Android Auto também estarão disponíveis, mas devem ficar no formato retangular dentro da tela. Pelo menos até surgir alguma adaptação mais interessante em círculo.

Apesar da apresentação estar programada para este ano, o novo Mini deve chegar às lojas europeias somente em março do ano que vem, primeiramente em versão elétrica. As opções híbridas e a gasolina serão lançadas depois.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!