Além do Renault Triber, outra marca francesa também fez um anúncio relevante nesta quarta-feira (19). Estamos falando da Peugeot, que apresentou na Europa os primeiros detalhes da nova geração do 2008.

Como é possível ver pelas fotos e no vídeo abaixo, o modelo tornou-se bem mais próximo em termos de design dos irmãos mais novos 3008 e 5008, passando a contar com um visual sofisticado e robusto. Os destaques ficam por conta do teto flutuante com pintura contrastante e alguns recursos estéticos característicos de modelos mais atuais da marca, como a iluminação diurna por LED simulando as garras de um leão, animal símbolo da marca.

Ponto positivo vai para a adoção por parte do modelo da nova plataforma modular da Peugeot Citroën, a CMP, o que deverá trazer ao novo 2008 ganhos consideráveis em segurança, comportamento ao volante e baixo nível de ruído. Na segunda geração, o Peugeot 2008 passa a contar com 4,30 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas, segundo o padrão VDA, acomoda agora 434 litros de bagagem. Os números representam ganhos consideráveis nas dimensões do SUV, uma vez que o 2008 atual conta com 4,15 m de comprimento, 2,54 m de entre-eixos e o porta-malas transporta 355 litros de acordo com o mesmo padrão de medição. A Peugeot destaca que o novo 2008 traz, de fato, um habitáculo mais espaçoso para seus 5 passageiros.

Internamente o novo Peugeot 2008 também deu um salto considerável na concepção de sua cabine. Partindo do conceito i-Cockpit 3D, o modelo traz agora um painel de instrumentos completamente digital e uma destacada central multimídia com tela de 10”, que pode ser comandada tanto por toques quanto por meio dos botões físicos (Toggle Switches) no painel.

Para destacar o 2008 no segmento, a Peugeot também trouxe ao SUV um verdadeiro arsenal de eletrônica embarcada e assistentes de condução. Na Europa, o modelo poderá receber recursos como o piloto automático adaptativo, aviso de saída da faixa de rodagem, assistente de estacionamento, a geração mais recente do alerta de colisão com frenagem automática de emergência, que detecta não só veículos na frente do carro como também pedestres e ciclistas e atua entre 5 e 140 km/h tanto durante o dia quanto à noite, entre outros recursos.

A especialista francesa Focal também foi convidada pela Peugeot para trabalhar em um sistema de som especial para as versões topo de linha do novo 2008. O conjunto conta com 10 alto-falantes dispostos de uma forma a otimizar a acústica no veículo e trabalha com um amplificador de 515 W de 12 canais.

Também compõem a lista de equipamentos do novo 2008 na Europa recursos como os faróis full-LED, rodas de liga leve indo até o aro 18” e opções de personalização para a cor do revestimento interno.

Entre as opções de conjunto mecânico, a Peugeot vai trabalhar fortemente a eficiência de seu propulsor 1.2 tricilíndrico como a única opção a gasolina. Ele poderá atuar com o câmbio manual de 6 marchas ou o automático de 8 velocidade de acordo com a versão específica. Em sua nova geração, a Peugeot também vai oferecer o e-2008, opção totalmente elétrica da novidade. O e-2008 conta com motor elétrico de 136 cv e sua bateria de 50 kWh é suficiente para uma autonomia na casa de 310 km, adianta a Peugeot. A segunda geração do 2008 será produzida inicialmente em Vigo, na Espanha, para o mercado europeu e em Wuhan, na China, para o país asiático. As vendas na Europa começam no fim deste ano.

E o Brasil?

Procurada pelo Autoo, a Peugeot emitiu um comunicado declarando que “a nova geração do SUV PEUGEOT 2008, que teve as fotos reveladas no dia 19/06, será lançada em dezembro no mercado europeu. Ressaltamos que não há previsão de comercialização do modelo no Brasil”.

De fato, é bom lembrar, o Peugeot 2008 acaba de estrear sua linha 2020 com um facelift para o mercado brasileiro e incrementos mecânicos como a chegada da transmissão automática de 6 marchas ao motor 1.6 THP na versão topo de linha do modelo.

Contudo, segundo reporta o Argentina Autoblog, é muito provável que teremos, sim, a nova geração do Peugeot 2008 rodando em nossa região. De acordo com o site argentino, o modelo atualizado será produzido na fábrica da PSA em El Palomar a partir de 2020, chegando ao mercado brasileiro possivelmente em 2021. A nova geração do hatch 208 também deverá ser produzida na unidade em questão, que recebeu um grande investimento para receber a plataforma mais moderna do grupo.

Caberá ao Brasil seguir produzindo as versões atuais do 208 e do 2008, que seriam reposicionadas como modelos mais acessíveis dentro dos respectivos segmentos. Vamos acompanhar de perto as movimentações da marca em nossa região.

 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/