Novo SUV da Ford Ranger pode chegar a mais mercados

Protótipo com direção à esquerda do sucessor do Ford Everest foi flagrado nos EUA
Flagra da nova geração do Ford Everest/Endeavour em teste

Flagra da nova geração do Ford Everest/Endeavour em teste | Imagem: Ford Authority

Flagra importante foi divulgado nesta semana pelo norte-americano Ford Authority.

Um protótipo da próxima geração do Ford Everest foi visto nos arredores da sede da fabricante em Dearborn, EUA.

Apesar de pouco conhecido aqui no Brasil, o Everest é o SUV baseado na Ford Ranger, portanto um rival para modelos como o Toyota SW4, o Chevrolet Trailblazer nacional, entre outros. O utilitário esportivo é oferecido majoritariamente em mercados asiáticos.

O que chamou a atenção na unidade específica flagrada nos EUA foi a presença da direção à esquerda, um forte indício de que a Ford pode considerar a introdução do novo Everest em mais mercados, em especial no Ocidente. 

Considerando que a nova geração da Ford Ranger está com a produção garantida na Argentina e o sucessor do Everest é baseado na mesma plataforma T6 atualizada, é válido ficarmos de olho no projeto.

Modelo interessante para o Brasil?

Atualmente o Ford Everest encontra-se em sua segunda geração, a qual recebeu um facelift em 2018. Assim como o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer, o modelo tem como apelo a elevada robustez para o uso off-road proporcionada pela presença do chassi de longarinas.

O modelo, assim como os competidores, deverá oferecer três fileiras de assentos na nova geração, outro interessante atributo dos modelos dessa categoria. Estamos falando, portanto, de um modelo que faria muito sentido aqui no Brasil.

Já nos EUA, apesar da Ford contar com a família Bronco, o Everest poderia ser posicionado como um modelo mais espaçoso e versátil, logo também seria um acréscimo importante na gama.

Muito já foi falado sobre a possibilidade do Everest chegar ao Brasil ou até ser produzido na Argentina ao lado da Ranger. Ao que tudo indica, a Ford pode não ter alcançado um planejamento viável do ponto de vista comercial e financeiro para viabilizar a oferta do SUV em nosso mercado.

Quem sabe com a nova geração e o novo perfil da empresa por aqui - focada em modelos importados e de maior valor agregado - o Everest finalmente encontre seu caminho para nosso mercado. Vamos acompanhar.

Flagra da nova geração do Ford Everest/Endeavour em teste
Flagra da nova geração do Ford Everest/Endeavour em teste
Imagem: Ford Authority