Novo Viper finalmente sai da toca

Esportivo mantém tradição e continua equipado com motor V10 de 640 cv

SRT Viper GTS | Imagem: Divulgação

A espera acabou. Após dois anos de curiosidade e espera, a víbora finalmente trocou de pele e saiu da toca. Estamos falando da nova geração do Viper GTS, superesportivo que até 2010 pertencia a Dodge, mas que agora, em sua nova geração, pertence a marca SRT, preparadora de versões esportivas dos carros do grupo Chrysler nos Estados Unidos.

Mecanicamente, o superesportivo mantém o tradicional motor 8.4 litros V10 feito totalmente em alumínio, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades que envia 83 kgfm de torque às rodas traseiras e desenvolve 640 cv a 6.400 rpm.

Nesta nova geração, o Viper possui sistema de controle de tração e controle eletrônico de estabilidade, itens que não eram disponibilizados na geração anterior. O modelo conta com suspensão ativa e para brecar o ímpeto do primeiro representante da SRT, foram instalados freios de quatro pistões com pinças fixas de alumínio fornecidos pela Brembo.

Assim como seu antecessor, o escapamento continua instalado nas laterais logo à frente das rodas traseiras. De acordo com a fabricante, as portas e o teto do esportivo norte-americano são feitos em alumínio, enquanto o capô tem compostos de fibra de carbono. Isso explica os 45 kg que a "víbora" perdeu em relação à sua quarta geração.

Leia também: Dodge Viper ganha mudança bizarra

O carro ficou com linhas fluidas e musculosas e com alguns detalhes que remetem ao seu precursor produzido até 2010, como a grade dianteira "by Dodge" e as lanternas traseiras. O sistema de iluminação agora é composto por LEDs, tanto nos faróis quanto nas lanternas, e, além disso, ele conta com luzes bi-xenon.

No habitáculo, os bancos esportivos foram desenvolvidos em parceria com a empresa Salbet, fabricante norte-americana especializada em itens de competição automobilística. Destaque para a central multimídia com uma tela touchscreen de 8.4 polegadas com sistema Uconnect, que concentra informações do GPS e sistema de áudio, que pode ter até 18 autofalantes. Ainda há conectividade bluetooth com celular e entrada USB para iPod e pendrives.

Veja mais: Avaliação da RAM 1500 Laramie

Outra parte curiosa do interior é o painel de instrumento, que pode ser estilizado ao gosto do condutor. Nesse equipamento, o conta-giros junto com o computador de bordo fica em evidência no centro, com velocímetro do lado esquerdo e informações sobre combustível e temperatura do motor do lado direito.

Dados de desempenho e consumo do novo Viper não foram divulgados pela SRT, mas provavelmente serão revelados durante o Salão de Nova York que abre as portas na sexta-feira (06).