Novo Viper finalmente sai da toca

Esportivo mantém tradição e continua equipado com motor V10 de 640 cv

SRT Viper GTS | Imagem: Divulgação

A espera acabou. Após dois anos de curiosidade e espera, a víbora finalmente trocou de pele e saiu da toca. Estamos falando da nova geração do Viper GTS, superesportivo que até 2010 pertencia a Dodge, mas que agora, em sua nova geração, pertence a marca SRT, preparadora de versões esportivas dos carros do grupo Chrysler nos Estados Unidos.

Mecanicamente, o superesportivo mantém o tradicional motor 8.4 litros V10 feito totalmente em alumínio, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades que envia 83 kgfm de torque às rodas traseiras e desenvolve 640 cv a 6.400 rpm.

Nesta nova geração, o Viper possui sistema de controle de tração e controle eletrônico de estabilidade, itens que não eram disponibilizados na geração anterior. O modelo conta com suspensão ativa e para brecar o ímpeto do primeiro representante da SRT, foram instalados freios de quatro pistões com pinças fixas de alumínio fornecidos pela Brembo.

SRT Viper GTS
Divulgação

SRT Viper GTS 2013

Assim como seu antecessor, o escapamento continua instalado nas laterais logo à frente das rodas traseiras. De acordo com a fabricante, as portas e o teto do esportivo norte-americano são feitos em alumínio, enquanto o capô tem compostos de fibra de carbono. Isso explica os 45 kg que a "víbora" perdeu em relação à sua quarta geração.

Leia também: Dodge Viper ganha mudança bizarra

O carro ficou com linhas fluidas e musculosas e com alguns detalhes que remetem ao seu precursor produzido até 2010, como a grade dianteira "by Dodge" e as lanternas traseiras. O sistema de iluminação agora é composto por LEDs, tanto nos faróis quanto nas lanternas, e, além disso, ele conta com luzes bi-xenon.

SRT Viper GTS
Divulgação

SRT Viper GTS 2013

No habitáculo, os bancos esportivos foram desenvolvidos em parceria com a empresa Salbet, fabricante norte-americana especializada em itens de competição automobilística. Destaque para a central multimídia com uma tela touchscreen de 8.4 polegadas com sistema Uconnect, que concentra informações do GPS e sistema de áudio, que pode ter até 18 autofalantes. Ainda há conectividade bluetooth com celular e entrada USB para iPod e pendrives.

Veja mais: Avaliação da RAM 1500 Laramie

Outra parte curiosa do interior é o painel de instrumento, que pode ser estilizado ao gosto do condutor. Nesse equipamento, o conta-giros junto com o computador de bordo fica em evidência no centro, com velocímetro do lado esquerdo e informações sobre combustível e temperatura do motor do lado direito.

Dados de desempenho e consumo do novo Viper não foram divulgados pela SRT, mas provavelmente serão revelados durante o Salão de Nova York que abre as portas na sexta-feira (06).

Assine a newsletter semanal do AUTOO!