Como já abordamos aqui no Autoo, são fortes os rumores de que a Fiat poderia criar uma versão aventureira do Argo, um tipo de modelo/versão que a montadora italiana não só criou como também tem uma vasta experiência em derivações desse tipo. A receita mostra-se campeã aqui no Brasil, uma vez que várias fabricantes entraram nessa linha. Basta olharmos para o Hyundai HB20X, Chevrolet Onix Activ, dentre outros.

Se aqui no Brasil a Toyota já ofereceu o Etios Cross, versão “off-road light” de seu modelo de entrada, uma boa proposta que poderia surgir nessa seara é uma derivação aventureira agora derivada do Yaris. O fato do Etios Cross ter saído de linha também deixa uma brecha interessante para que um potencial “Yaris Cross” saia do papel.

Outro ponto relevante nessa história é que a Toyota já oferece essa versão na África do Sul, como você pode conferir no catálogo do hatch por lá. O Yaris Cross sul-africano, inclusive, também conta com o mesmo motor 1.5 como as versões mais caras do nosso Yaris, porém na versão aventureira ele trabalha em conjunto com uma transmissão manual de 5 marchas. Na foto que ilustra esta notícia você confere uma projeção de um eventual Yaris Cross brasileiro feita pelo designer Kleber Silva

A receita dos aventureiros mostra-se mais do que bem-sucedida aqui no Brasil e certamente ainda tem força no segmento de compactos em especial ao notarmos iniciativas recentes como o Ford Ka FreeStyle. Uma alternativa mais barata em um mundo que dá cada vez mais valor aos SUVs, eles certamente têm um espaço cativo por aqui. Vamos aguardar quais serão os passos da Toyota nesse sentido.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/