Onix, Onix Plus e Tracker 2023 sem Bluetooth e Android Auto poderão receber os itens no futuro

Por conta da falta de semicondutores, modelos sairão de fábrica temporariamente sem os recursos
Chevrolet Tracker 2022

Chevrolet Tracker 2022 | Imagem: Divulgação

Demonstrando a dura situação com a qual a indústria automotiva está tendo que lidar por conta do desabastecimento de componentes, a GM tomou uma medida drástica para conseguir manter a produção das linhas Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker

Enquanto perdurar a falta de semicondutores, os três modelos sairão de fábrica sem Wi-Fi embarcado e recursos considerados muito importantes hoje em dia do ponto de vista da conectividade, no caso o Bluetooth e o sistema de espelhamento de smartphones Android Auto. Apenas o Apple CarPlay não foi afetado pela decisão da fabricante norte-americana e seguirá presente na central multimídia do trio.  

Segundo nota da GM enviada ao AUTOO, a saída tem como objetivo “mitigar potenciais paralisações na produção e buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos clientes”.  

Ainda de acordo com a GM, tanto o Onix, quanto o Onix Plus e o Tracker com a nova configuração terão preços menores em função da perda das funções para a central multimídia. Esses novos "pacotes", contudo, serão comercializados de maneira temporária, adianta a empresa.  

Fábrica da GM em Gravataí (RS) vai aumentar produção do Onix e do Onix Plus
Fábrica da GM em Gravataí (RS) responsável pela produção de Onix e Onix Plus
Imagem: Divulgação

A fabricante se compromete, quando o abastecimento de semicondutores se mostrar mais favorável, a comercializar um novo módulo capaz de habilitar as funcionalidades não oferecidas neste momento para os três modelos.  

Não há previsão, entretanto, sobre quando a GM conseguirá colocar no mercado esses módulos, o que dependerá da regularização do abastecimento de semicondutores para a indústria. 

Em paralelo, vale destacar que a Volkswagen anunciou na última quinta-feira (23) um acordo com os funcionários de sua sede em São Bernardo do Campo (SP) estipulando a redução da jornada com diminuição de salários. A empresa não está conseguindo finalizar os automóveis fabricados no local por conta da falta de semicondutores, o que gera diminuição do volume de trabalho. 

Confira, na íntegra, o posicionamento da GM sobre a comercialização do Tracker, Onix e Onix Plus 2023 sem os recursos de conectividade: 

A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial. Por isso estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e para buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes. Por isto, temporariamente, versões dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker terão novos pacotes de vendas, mais acessíveis, sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia. A GM informa ainda que será possível a aquisição futura pelo cliente de um novo módulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Neste momento, porém, não temos previsão do prazo para o fornecimento deste componente”. 

Chevrolet Onix Plus 2022
Chevrolet Onix Plus 2022
Imagem: Divulgação