Operadora Vivo terá serviço de Wi-Fi nativo para automóveis

Segundo a empresa, produto também oferecerá várias outras funções
Detalhe do dispositivo que deve ser conectado na porta OBD2 e a interface do aplicativo para smartphones

Detalhe do dispositivo que deve ser conectado na porta OBD2 e a interface do aplicativo para smartphones | Imagem: Divulgação

A Chevrolet com o Cruze Premier 2020 foi a primeira fabricante generalista a oferecer um carro produzido na região com o sistema de Wi-Fi nativo. Por meio de um acordo com a operadora Claro, um chip é colocado na central multimídia e cria um ambiente mais estável para que os passageiros possam utilizar a internet enquanto de deslocam no veículo.

O sedan médio da Chevrolet foi todo preparado para receber o sistema, incluindo um reforço de uma antena especial no veículo para garantir a estabilidade do sinal. Quem achou a ideia interessante e gostaria de usufruir de um sistema parecido, a Vivo anunciou nesta segunda-feira (9) uma boa novidade.

A operadora vai iniciar as vendas, ainda neste mês, do Vivo Car. O recurso cria um ambiente Wi-Fi no automóvel e contará com uma franquia de 40 GB por mês. De acordo com a empresa, “o Vivo Car é composto por um dispositivo que deve ser conectado na entrada OBD2 (sigla em inglês para On Board Diagnostics) do veículo, presente na maior parte dos modelos nacionais a partir de 2010, e de um aplicativo para celular, que pode ser baixado por clientes de qualquer operadora”. Segundo a Vivo, uma lista dos carros compatíveis com a novidade será divulgada no site do serviço.

O preço do Vivo Car será anunciado nos próximos dias, mas a empresa adianta que não haverá um custo fixo mensal no primeiro ano, cabendo ao interessado apenas arcar com o custo do dispositivo que será conectado na porta OBD2. O valor poderá ser parcelado em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Além do acesso à internet, algumas funcionalidades agregadas ao Vivo Car prometem ser muito úteis e práticas. O aparelho disponibiliza informações em tempo real sobre a saúde do veículo, possíveis falhas mecânicas ou elétricas, planejamento de revisões e alertas de segurança.

Todas estas informações também podem ser acessadas por pessoas que compartilham o mesmo carro (desde que devidamente autorizadas pelo assinante). Todos recebem notificações no celular - se o carro foi ligado, desligado, se ultrapassou a velocidade configurada, uma possível colisão ou até mesmo se está sendo rebocado.

Para quem busca mais segurança, outra função interessante será a geolocalização. Com ela será possível encontrar o carro a qualquer momento. Já pensando na segurança, existirá a possibilidade de fixar áreas onde o carro poderá transitar e, caso ele saia da zona pré-definida, a família poderá ser notificada, por exemplo. Vamos ver qual será o custo do aparelho, mas, de qualquer forma, o serviço prestado promete ser bem interessante. 

Chevrolet Cruze 2020
Acima a nova geração da central multimídia MyLink, presente no Chevrolet Cruze 2020, que traz Wi-Fi nativo em parceria com a Claro
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!