Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2023

Tabela deste ano do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é revelada
Renault Kwid 2023

Renault Kwid 2023 | Imagem: Divulgação

Atualizada periodicamente, a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) teve a sua primeira edição de 2023 apresentada recentemente. 

Coordenado pelo Inmetro, o PBEV completa 15 anos e contempla em 2023 um total de 747 modelos e versões analisados, sendo 68 deles veículos elétricos (VE) e 48 com propulsão híbrida plug-in (VEHP). 

Uma das novidades neste ano para os automóveis elétricos é a inclusão da autonomia de acordo com o padrão brasileiro. Os híbridos plug-in também contarão com o alcance em modo 100% elétrico exibido na tabela mais atual.  

De acordo com os responsáveis pelo programa, a ideia é “facilitar o entendimento do consumidor”. 

Em comparação à tabela anterior, há melhoria de 5% na média de consumo energético nos carros da categoria SUV grande, que caiu de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km, e de aproximadamente 2% nos SUV compactos, queda de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km. A melhoria se deve principalmente ao ingresso dos novos modelos elétricos e híbridos no Programa”, explica Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos (Divet). 

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O PBEV segue as mesmas diretrizes definidas, desde 2015, pelo Inovar Auto e que se mantiveram presentes no Programa Rota 2030, ambos programas do Governo Federal, para avaliar o consumo energético de carros tanto a combustão, quanto elétricos. Os ensaios são baseados na metodologia norte-americana da SAE (Society of Automotive Engineers).

Desde a publicação da Portaria Inmetro Nº 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilômetros por litro (km/l), que são apresentados como autonomia real, por meio da aplicação de fatores de correção de aproximadamente 0,28 em relação aos valores obtidos nos ensaios em laboratório. 

Chevrolet Onix Plus 2021
Chevrolet Onix Plus continua o sedã mais econômico do Brasil 
Imagem: Divulgação

A declaração dos dados de eficiência energética dos carros 100% elétricos segue a mesma metodologia estabelecida pela EPA (Environmental Protection Agency) nos Estados Unidos, que também utiliza a norma SAE e já foi referendada junto às montadoras e importadores de veículos no Brasil desde 2020. 

A metodologia prevê um fator de correção de 0,3 nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos. 

Os fatores de correção já são aplicados há muito tempo, tanto para carros a combustão, quanto para os elétricos, e têm o objetivo de aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso nas ruas, trazendo uma informação mais fidedigna do consumo real dos veículos para o consumidor. 

Confira, abaixo, a lista dos 10 carros flex mais eficientes de acordo com a tabela 2023 do PBEV: 

Posição Marca/modelo Consumo energético (MJ/km) Autonomia urbana (gasolina) Autonomia estrada (gasolina)
Renault Kwid (Zen e Intense) 1,36 15,3 km/l 15,7 km/l
Peugeot 208 Like 1,37 14,7 km/l 16,3 km/l
Chevrolet Onix Plus 1.0 manual LT 1,40 13,6 km/l 17,5 km/l
4º  VW Polo TSI manual 1,42 14 km/l 16,4 km/l
5º  Fiat Cronos Drive 1.0 1,42 14 km/l 16,1 km/l
6º  Fiat Mobi Easy 1,44 14,2 km/l 15,5 km/l
7º  Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo manual 1,44 13,4 km/l 16,9 km/l
Chevrolet Onix 1.0 manual  1,45 13,3 km/l 16,6 km/l
9º  VW Voyage 1.0  1,47 13,8 km/l 15,6 km/l
10º  Renault Sandero (Life e S Edition) 1,48 13,9 km/l 14,7 km/l

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