Perto do lançamento, novo Uno é flagrado por leitor do AUTOO

Hatch terá leves retoques no visual e itens inéditos como sistema Start-Stop, câmbio Dualogic sem alavanca e central multimídia

Novo Uno 2015 flagrado em Belo Horizonte: mudanças para retomar espaço perdido | Imagem: Rafael Lira

Entre tantos modelos novos que chegam ao mercado brasileiro todos os meses, um foi marcante nos últimos anos, o Uno. A segunda geração do modelo da Fiat conseguiu a proeza de criar uma identidade própria baseada no estilo dos retângulos arredondados ou, como prefere dizer seu criador, o designer alemão Peter Fassbender, “rounded square”.

Tão revolucionário no estilo quanto seu antecessor, o novo Uno chegou ao mercado em 2010 e fez o carro voltar a ser querido, mas já se vão quatro anos e a efervescência de mercado nacional exige novidades que a Fiat deve apresentar em setembro.

Mais conteúdo

É esse novo Uno que o leitor Rafael Lira flagrou rodando em Belo Horizonte, cidade vizinha a fábrica de Betim, onde ele é produzido. A versão em questão é a Way, com seus para-choques pronunciados e suspensão alta.

O que os disfarces escondem são pequenas mudanças visuais que prometem não estragar o estilo “rounded square”. Pelo contrário, a ideia é reforçar o formato em outras partes do carro, segundo uma fonte ouvida pelo AUTOO.

Veja também: Fox 2015 muda em setembro

Talvez por fora pouca gente perceba as mudanças, mas ao entrar no Uno 2015 não haverá mais dúvida. A Fiat teria mexido pesado no painel, com direito a incluir uma central multimídia e uma tela configurável no centro do painel de instrumentos.

O novo Uno também vai espantar alguns desavisados que entrarem na versão com câmbio Dualogic. Segundo rumores, a alavanca foi suprimida, restando apenas botões – uma solução adotada no 500 europeu (veja imagem no final da página). O motorista que preferir trocar as marchas manualmente usará borboletas atrás do volante, mais adequadas em teoria.

Liga-desliga

Mas não é só. Além do conteúdo mais completo, o Uno será o primeiro modelo de entrada a contar com um sistema Start-Stop, hoje comum em carros que custam mais de R$ 100 mil. Ele consiste num sensor que desliga o motor em paradas mais longas a fim de economizar combustível. O item será vendido apenas nas versões mais caras, com motor 1.4 litro. O gasto deve cair consideravelmente, ainda mais se o motorista estiver num trecho urbano.

A preocupação, no entanto, é saber se o sistema será usado na prática. Muita gente se incomoda com o liga-desliga no trânsito, por mais que exista uma economia no bolso.

Certeza mesmo é que o Uno precisa retomar os níveis de vendas dos tempos em que contava com a ajuda do velho Mille. Tanto o carro da Fiat quanto o Gol sentiram na pele a ausência de uma versão ‘pé-de-boi’ no portfólio e, com isso, perderam posições no ranking de vendas. No caso do Uno, isso se traduz na modesta 6ª posição entre os carros mais vendidos do Brasil – em 2013 ele era o vice-líder. Como se vê, quatro anos passaram rápido.

Câmbio Dualogic do 500 Abarth não tem alavanca
Divulgação

Novo Uno 2015 terá câmbio Dualogic sem alavanca, como no 500 europeu (foto)

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa