Peugeot quer tirar proveito da GM na América do Sul

Marca francesa vê boa presença da parceira americana como uma chance de crescer na região

Peugeot 208 GTi | Imagem: Divulgação

A Peugeot pretende se aproximar da General Motors na América do Sul para crescer na região, revelou Maxime Picat, chefe da marca na Europa, a um jornal local. Segundo o executivo, a montadora francesa prefere aproveitar a boa presença do parceiro americano no continente sul-americano em vez de tentar crescer na Índia, um dos mercados mais promissores do mundo: “decidimos focar na China, América do Sul e Rússia”, disse Picat ao jornal.

A empresa, no entanto, não detalhou nenhum plano específico, mas sabe-se que os dois grupos chegaram a discutir a construção de uma fábrica conjunta no Brasil, projeto que foi engavetado tempos depois. Na época, a parceria poderia dar origem a um compacto barato que seria vendido como Peugeot e Chevrolet.

Peugeot amplia fábrica em Porto Real, RJ

O grupo PSA, que é dono da Peugeot e da Citroën, passa por uma grave crise com queda nas vendas na Europa e ameaça de fechamento de fábricas. No Brasil, a Peugeot também passa por uma fase de recuperação após perder participação no mercado nacional. A saída tem sido investir em novo produtos como o compacto 208 e o utilitário esportivo 2008, que chega ao País em 2014.