Presidente da Toyota confirma compacto híbrido flex no Brasil

Modelo em questão deverá ser o SUV Yaris Cross, que pode chegar ao mercado em 2023
Toyota Yaris Cross 2021

Toyota Yaris Cross 2021 | Imagem: Divulgação

A Toyota terá um modelo compacto com tecnologia híbrida em breve no Brasil. A informação foi confirmada pelo presidente da montadora na América do Sul e Caribe em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

“No Brasil teremos um carro pequeno com tecnologia híbrido flex”, afirmou Masahiro Inoue, sem revelar qual modelo será e nem quando ele será lançado.

Como AUTOO publicou em junho, o veículo em questão deverá ser o Yaris Cross, um SUV compacto que disputará mercado com o Jeep Renegade, Hyundai Creta e outros modelos.

Veja galeria de imagens do SUV Toyota Yaris Cross

Lançado na Europa em 2020, o Yaris Cross possui dimensões menores que o Corolla Cross. São 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,56 m. A propulsão híbrida é fornecida por um conjunto que inclui um motor 1.5 de 3 cilindros e um motor elétrico. Juntos, eles entregam 116 cv de potência, segundo a marca.

Toyota Yaris Cross 2021
Toyota Yaris Cross 2021
Imagem: Divulgação

A novidade é que no caso brasileiro, o Yaris Cross usaria o mesmo 1.8 híbrido do Corolla, e que será nacionalizado no futuro, com produção em Porto Feliz (SP).

Assim como o Corolla Cross, o novo SUV será montado em Sorocaba, unidade mais capaz da Toyota na América do Sul. Como usa a configuração GA-B para veículos compactos dentro da arquitetura TNGA, a chegada do Yaris Cross também abriria espaço para a nova geração do Yaris.

Diante da boa receptividade do Corolla Cross, hoje líder em vendas dentro da marca, a Toyota poderá aproveitar a retomada econômica esperada após a pandemia e com um portfólio bastante amplo de veículos híbridos no Brasil.

A montadora japonesa, conhecida pelos passos cuidadosos em seu planejamento, poderá então dar o pulo do gato no mercado ao oferecer modelos mais econômicos e sustentáveis em volume bastante elevado.

A nova geração do hatch Yaris e o Yaris Cross: mesma base
A nova geração do hatch Yaris e o Yaris Cross: mesma base
Imagem: Divulgação