Acabou o segredo: este é o Yaris Cross, SUV compacto da Toyota

Inédito utilitário esportivo será lançado na Europa em 2021 e deve inspirar o SUV nacional que a marca prepara para o Brasil
Toyota Yaris Cross 2021

Toyota Yaris Cross 2021 | Imagem: Divulgação

E a previsão estava correta: a Toyota enfim revelou nesta quinta-feira, 23, o Yaris Cross, inédito SUV compacto que a marca passará a vender no mercado europeu em 2021. Projetado sobre a mesma plataforma GA-B que deu origem à nova geração do Yaris, o crossover também será fabricado na França a partir do segundo semestre.

O Yaris Cross interessa a nós brasileiros porque deve antecipar muito do que a Toyota prepara para seu primeiro SUV compacto nacional, que será produzido em Sorocaba no ano que vem. Mas certamente ele terá diferenças de conceito em relação ao veículo europeu, que é menor que um HR-V, mas carrega mais tecnologia, como uma tração integral inteligente, a AWD-i.

O Yaris Cross também será oferecido com motorização híbrida, um conjunto baseado em um motor 1.5 litro com ciclo Atkinson associado a um motor elétrico com 116 cv de potência somada. A marca afirma que esse powertrain possui uma eficiência térmica de 40%, superior a de motores diesel avançados. No Brasil, o futuro SUV pode até contar com opção híbrida, mas certamente também oferecerá versões flex convencionais.

Espera-se também um pouco mais de ousadia no estilo no modelo nacional, afinal o Yaris Cross não chega a empolgar, sobretudo na parte frontal, com grade minimalista e enormes entradas e ar laterais. A traseira, ao contrário, está mais em linha com o RAV4, mas possui uma régua inteiriça nas lanternas de resultado bem atraente. O modelo divulgado pela Toyota também exibe duas cores, uma tendência que deve se estender ao Brasil.

Por dentro, o Yaris Cross possui uma enorme central multimídia destacada do painel, mas mantém um cluster convencional analógico. Há ar-condicionado de duas zonas e volante de três raios com diversos comandos satélite. O acabamento denota bastante cuidado, ao menos pelas imagens.

 

Toyota Yaris Cross 2021
Toyota Yaris Cross 2021
Imagem: Divulgação

 

Pequenino

As dimensões do Yaris Cross sugerem que o projeto europeu não se encaixaria no Brasil. Com apenas 4,18 m de comprimento, ele é 15 cm mais curto que o HR-V, quase 3 cm mais baixo, embora tenha praticamente a mesma largura externa. No entanto, o Toyota mantém a mesma distância entreeixos do Yaris, de 2,56 m, contra 2,61 m do modelo da Honda.

Ou seja, é um SUV pequeno para o gosto do brasileiro, que prefere modelos com mais espaço interno. A situação da Toyota remete ao Captur, da Renault. Enquanto na Europa, o SUV é mais sofisticado e menor, por aqui o projeto foi concebido sobre a plataforma do Duster, que é bem mais generosa, porém, despojada.

Ainda que o pacote técnico do futuro SUV nacional da Toyota seja diferente do Yaris Cross, a plataforma GA-B deve proporcionar avanços como a possibilidade de auxílios ativos de segurança e já mencionada propulsão híbrida.

Fato é que a entrada da Toyota no segmento de SUVs compactos promete mexer com equilíbrio de forças entre as marcas, seja na Europa ou no Brasil.

 

Toyota Yaris Cross 2021
Toyota Yaris Cross 2021
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!