Depois da polêmica que a Hyundai e a Kia provocaram devido a um ranking de marcas mais vendidas em 2009, novos dados foram divulgados no exterior que contestam os números publicados pelo Automotive News, renomado veículo norte-americano.

A consultoria inglesa Jato Dynamics publicou recentemente sua versão para os resultados de vendas do 1º semestre deste ano e apontou a Toyota como a marca mais vendida no mundo.

A Volkswagen vem em 2º lugar e a Ford em 3º. Entre os 10 mais bem colocados, apenas um teve aumento nas vendas, justamente a Hyundai que, no entanto, ocupa a 7ª posição e não a 4ª, como divulgado pelo Automotive News.

Claro que os critérios foram diferentes: enquanto a primeira pesquisa apontava o total por grupos industriais a segunda apresenta as vendas por marca apenas. Mas o levantamento da empresa dos Estados Unidos tinha um erro básico – não somar as vendas de Renault e Nissan, que estão tão unidas quanto Peugeot e Citroën e Hyundai e Kia.

A maior perda entre as 10 foi da Chevrolet, que viu suas vendas caírem 29,1% em relação a 2008 – a Toyota e a Renault vem em seguida.

Brasil em quinto

O mesmo levantamento concluiu que o Brasil agora é  5º maior mercado mundial de automóveis, à frente de nomes fortes como França, Itália e Inglaterra. Os Estados Unidos, apesar de toda a crise, continuam na liderança com quase 6 milhões de carros vendidos. A China ultrapassou a marca de 5 milhões de unidades enquanto Alemanha e Japão ficaram em torno de 2 milhões de vendas. Clique na foto para ver o ranking das 10 mais vendidas.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/