Por se tratar de um de seus modelos de maior sucesso, a Renault deverá adotar uma estratégia de “lançamento a conta-gotas” para quinta geração do Clio, porém, como abordamos aqui no Autoo, é importante ficarmos atentos a tudo que envolver o hatch a partir de agora uma vez que ele deverá retornar ao país ocupando o posto de sucessor do Sandero na próxima década.

O novo Clio europeu está programado para dar as caras ao público de uma forma definitiva no Salão de Genebra, em março, mas enquanto isso a Renault divulgou nesta segunda-feira (28) algumas fotos (clique na foto principal para acessar a galeria) e um vídeo apresentando o interior do modelo renovado.

O Clio vai marcar uma mudança estratégica muito importante para a Renault aqui no Brasil, uma vez que, nos países onde a marca francesa está presente, ela voltará a assumir sua identidade original, desvinculando-se da Dacia como ocorreu em nosso país. Vale a pena destacar que modelos como o Logan, Sandero e o Duster foram desenvolvidos pela subsidiária romena dentro do conglomerado francês.

De qualquer forma, o “nosso” futuro Clio nacional não deverá ser tão sofisticado quanto o europeu, uma vez que a Renault poderá adotar a mesma saída do Captur brasileiro, ou seja, manter a carroceria do SUV vendido na Europa, porém utilizar a mesma arquitetura mais simples presente no Duster.

Mesmo assim, a decisão da Renault de retornar as origens aqui no Brasil é muito sábia, uma vez que o perfil do brasileiro está amadurecendo no que diz respeito à escolha do carro e teremos daqui para frente, mesmo entre os hatches, automóveis com níveis superiores em termos de eficiência, acabamento e tecnologia embarcada, como o próprio Volkswagen Polo nos mostra atualmente. No caso do Polo, inclusive, suas versões mais caras com a motorização 1.0 TSI registram uma procura elevada. 

Já é possível notar, como você confere no vídeo abaixo, que o novo Clio 2019 contará com recursos como painel de instrumentos digital, opção de sistema de som premium com a grife Bose, entre outros recursos mais sofisticados. 

A própria conterrânea da Renault, no caso a PSA, sabe da importância de oferecer hatches compactos mais nobres e vai produzir na Argentina a nova geração do Peugeot 208, modelo que também chegará ao nosso mercado trazendo um ótimo pacote.

Logo, ao oferecer um design, acabamento e nível de acabamento superiores ao Sandero, mas mantendo características relevantes do modelo como o bom espaço interno e volume amplo para o porta-malas, o Renault Clio também contará com ótimas qualidades para se posicionar melhor no segmento. Vamos acompanhar todos os detalhes de perto! 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/