Renault ''está trabalhando na renovação da Oroch'', revela executivo

Picape compacta-média derivada do Duster até o momento não recebeu as mesmas evoluções do SUV
Renault Oroch 2017

Renault Oroch 2017 | Imagem: Divulgação

Desde a estreia do novo Renault Duster aqui no Brasil no começo do ano passado, uma das perguntas óbvias que surgiram na época era sobre a aplicação do pacote de melhorias do SUV também em sua picape compacta-média derivada, no caso a Duster Oroch.

Os principais executivos da marca ouvidos pelo AUTOO à época foram taxativos em afirmar que a picape não tinha uma perspectiva de ser aprimorada tão cedo, em especial pelo fato de um veículo comercial seguir um ritmo próprio de atualização, muitas vezes mais espaçado em relação a um carro de passeio ou um SUV compacto.

Mas isso não significa que a Renault deixou de lado a picape, modelo que inaugurou a categoria no país em 2015, lançada alguns meses antes da Fiat Toro. Com um porte maior, opção de motor diesel e sistema de tração 4x4 para algumas versões, a representante da marca italiana conseguiu se destacar no segmento e hoje figura entre os comerciais leves mais vendidos no Brasil. A Oroch, por sua vez, mudou seu foco de atuação para tentar melhorar seus números de emplacamentos e hoje mira em consumidores que precisam de um veículo para trabalho.

Em entrevista ao Argentina Autoblog, Pablo Sibilla, principal executivo da Renault no país vizinho, revelou que a fabricante “está trabalhando em uma renovação da Oroch”, porém ainda sem nada concreto para anunciar no momento sobre o projeto. Ainda em sua fala, Sibilla transparece que qualquer atualização da picape deverá demorar para chegar ao mercado. 

Renault Oroch 2017
Renault Oroch 2017
Imagem: Divulgação

Atualmente, aqui no Brasil, a Renault é oferecida em três opções de catálogo (Express, Expression e Dynamique) podendo receber os motores 1.6 16V e 2.0 16V dependendo da versão, além das opções de câmbio manual de 5 marchas associado ao propulsor 1.6, manual de 6 velocidades ligado ao motor 2.0 16V e automático com 4 marchas unicamente na versão Dynamique. O modelo oferece apenas tração dianteira e o preço da picape alcança R$ 108.300 em sua versão topo de linha automática. 

É fato que falta para a Oroch um leque de propulsores mais eficientes, bem como alguma opção de tração integral, recurso valorizado por uma boa parte dos consumidores de picapes. A Renault deverá colocar no mercado neste ano seu aguardado motor 1.3 turbo com injeção direta inicialmente no Captur, opção que cairia muito bem na picape. Vamos acompanhar.

Renault Oroch 2017
Acima a Renault Oroch em sua versão de entrada Express: foco no uso profissional 
Imagem: Divulgação