Retrospectiva 2010 - Fevereiro
Audi apresentou o A1, seu menor modelo e a rival BMW introduziu no Brasil o crossover X1, que logo passou a ser o 2º modelo mais vendido da marca
Audi revela o A1, sua maior esperança
Num ranking de carros mais comentados de 2010, o A1 certamente estaria entre os primeiros. A Audi revelou em fevereiro o carro que será sua grande aposta comercial nos próximos anos. O marketing em cima do carro foi uma amostra da expectativa da Audi: a marca de Ingolstadt emprestou o modelo a jogadores de futebol da Alemanha e elegeu o cantor Justin Timberlake como garoto propaganda. Mirando claramente no Mini Cooper, o compacto chega ao Brasil em março com motor 1.4 TFSI de 122 cv e preço estimado em R$ 89.990. Quem se interessar, já pode encomendar o modelo.
Honda investirá US$ 1 bilhão no Brasil
O Brio, conhecido anteriormente como New Small Concept, chega ao Brasil em 2012 abrindo para a Honda a porta do segmento de veículos compactos, tendo como arqui-rival o Toyota Etios. Sua produção no País é fruto de um investimento de US$ 1 bilhão, que serão aplicados até 2013. Durante o anúncio, no entanto, a Honda apenas disse que o montante seria destinado à ampliação de sua fábrica de Sumaré, no interior de São Paulo, responsável pela construção de Fit, City e Civic. Outro modelo que sairá da ampliação de Sumaré ou da nova planta a ser erguida é o novo Civic, que será apresentando ainda este ano, já como modelo 2012.
Se o X6 foi uma tentativa polêmica da BMW em unir um cupê a um SUV, o X1 foi uma sacada mais coerente da marca alemã. O crossover que junta traços de perua com porte de utilitário esportivo também ajudou o Série 1 a democratizar a marca no Brasil, sem tirar seu status. Trazido inicialmente na versão topo de linha, a xDrive28i, com motor de seis cilindros de 258 cv, o X1 começou a deslanchar com a chegada da configuração sDrive18i, com motor de quatro cilindros (150 cv) e atraentes R$ 114.900. De janeiro a novembro, a marca vendeu 1.666 unidades do modelo, número acima das 1.000 estimadas pela marca.