Saiba quais são os 10 veículos 100% elétricos com menor autonomia do Brasil

Segundo a lista do Inmetro, tem carro que tem alcance de "apenas" 148 km
Mini no Brasil: 25 mil unidades vendidas em 14 anos

Mini no Brasil: 25 mil unidades vendidas em 14 anos | Imagem: Divulgação

Em novembro, saiu a última atualização do estudo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular - PBEV do Inmetro que contou com 975 modelos/versões de 35 marcas. 

Com base nesse listão, separamos 10 modelos de um total de 106 100% elétricos com a menor autonomia do Brasil. Confira a seguir.

VEJA TAMBÉM:

 

10- Jac iEV-330P - Autonomia: 226 km

JAC E-JP8 2022
Picape elétrica da marca chinesa ainda precisa evoluir quando o assunto é autonomia
Imagem: Divulgação

A primeira e única picape totalmente elétrica do Brasil. Assim é considerada pela Jac a iEV-330P que tem preço a partir de R$ 334.900. Com motor de 150 kw (204 cv), o utilitário, assim como toda linha E-JAC conta com o i-Pedal, acelerador Inteligente que quando o motorista ao tirar o pé do pedal.

O motor elétrico se transforma em gerador e recarrega a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%. Falando em autonomia, segundo dados atualizado do Inmetro, são 226 km.

9- Peugeot E-208 - Autonomia: 220 km

Acima detalhe do Peugeot 208 elétrico comercializado na Europa e também oferecido no Brasil
O Peugeot 208 elétrico já mudou na Europa e ganhou mais autonomia. Deve chegar ao Brasil em 2024
Imagem: Divulgação

Vendido na versão GT por R$ 235.990, o hatch esportivo 100% elétrico é importado da Eslováquia desde 2021. Com uma bateria de 50 kWh de capacidade e com o carregamento total, é possível uma autonomia de até 220 km no ciclo PBEV. 

Isso em parte se deve ao câmbio automático (e-Toggle) do tipo joystick que possui o “B Mode” responsável por garantir a regeneração da bateria, otimizando o alcance do veículo.  Já no desempenho, faz de zero a 100 km/h em 8,3 segundos, e a velocidade final é de 150 km/h. 

8- Dongfeng Seres 3 - Autonomia: 206 km

Seres Seres 3 2024
Seres Seres 3 tem várias qualidades, mas a autonomia, de acordo com o Inmetro ainda está abaixo do ideal
Imagem: Divulgação

O SUV elétrico urbano Seres 3 é vendido por R$ 199.990, mas recompensa o motorista com motor elétrico de 120 kW (163 cv) de potência e 30,6 kgfm de torque, o que garante maior agilidade. São 8,9 segundos no 0-100 km/h e 160 km de velocidade máxima, considerando que ele tem quase 1.800 kg. 

Além disso, o motorista pode optar por um dos três modos de condução (Comfort, Eco e Sport) que garante ter o melhor aproveitamento em cada um deles. Equipado com bateria de 53 kWh o alcance declarado pelo Inmetro é de 206 km.  

7- Caoa Chery iCar - Autonomia: 197 km 

Com 3,20 m de comprimento, o iCar é ágil e fácil de estacionar
Com 3,20 m de comprimento, o iCar é ágil e fácil de estacionar. Mas as  baterias pequenas dão pouca autonomia
Imagem: Divulgação

Considerado o carro elétrico mais barato do Brasil, o Caoa Chery iCar custa hoje 199.990. O compacto pensado para os pequenos centros urbanos traz autonomia de 197 km (PBEV 2023) e dois modos de condução, Sport ou Eco. Com uma bateria que possui 30,4 kWh de capacidade, o iCar pode ser recarregado em 36 minutos aproximadamente, em carregamento rápido.

Se o espaço diminuto do porta-malas de 100L (configuração quatro lugares), basta rebater os bancos traseiros para que ele aumente para 380 litros (configuração dois lugares). Na motorização, o subcompacto tem uma potência de 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm de torque, suficiente para  acelerar de zero a 100 km/h em 12,8 segundos. A velocidade está limitada a 100 km/h.

6- Nissan Leaf - Autonomia: 192 km

Nissan Leaf 2023
Nissan Leaf vai mudar de geração e vai evoluir no que se refere á autonomia
Imagem: Divulgação

Bem equipado com excelentes pacotes de conforto e segurança, o hatch da Nissan é “alimentado” com a ajuda de uma bateria de 40 kWh que dá um alcance de 192 km, segundo o padrão Inmetro.  Com o “e-Pedal”, sistema semelhante ao dos elétricos da Jac, é possível aumentar o nível de regeneração e poupar mais energia, dirigindo só com o pedal do acelerador.

Dessa forma, no momento que tira o pé do pedal do acelerador, o LEAF inicia um processo de desaceleração e frenagem gradativa.  Traz motor de 110 kW (150 cv) de potência e 32,6 kgfm de torque e sua bateria é de 40 kWh. Seu preço é de R$ 292.250.

5- Renault Kwid E-Tech - Autonomia: 185 km

Renault Kwid 2023
Renault Kwid 2023 é um dos elétricos mais em conta, mas fica devendo uma melhor autonomia
Imagem: Divulgação

Oferecido por R$ 139.990, o Kwid E-Tech conta com motor 100% elétrico de 48 kW (65 cv) que, alimentado por uma bateria de íon-lítio de 27 kWh, fornece a autonomia de até 185 km no padrão do Inmetro (PBEV).

Segundo a Renault, o carregamento pode ser feito através de uma tomada doméstica, no qual é capaz de recuperar os 190 km de autonomia em 9 horas. Já para “resgatar” o mesmo alcance, em uma estação de carregamento rápido, são necessários 40 minutos, enquanto usando um carregador do tipo Wallbox de 7 kW o tempo é de 2 horas e 50 minutos (15% a 80% do estado de carga).

4- BYD ET3 - Autonomia: 170 km

BYD eT3
BYD eT3 faz parte de uma geração anterior á dos novos SUVs e compactos da marca, o que prejudica a autonomia
Imagem: Divulgação

Com a crescente demanda por veículos comerciais elétricos, em 2021, a BYD resolveu apostar no seu furgão elétrico ET3. Com velocidade limitada em 100 km/h, o modelo comercial tem motor elétrico de 109 cv e 18 kgfm de torque que funciona com a ajuda de uma bateria de 44,9 kWh.

Isso é o suficiente para uma autonomia de 170 km, o que garante uma boa autonomia em entregas nos principais centros urbanos. Além disso, a BYD garante que o motorista pode recarregar de 20% a 80% da bateria com o tempo de 30 minutos.  Com preço sugerido de R$ 259.990, o ET3 conta com capacidade de carga de até 3.300 litros.

3- Jac E-JS1/E-JS1 EXT - Autonomia: 161 km

JAC E-JS1 2022
JAC E-JS1 tem preço atraente, mas está entre os modelos elétricos com menor autonomia hoje em dia
Imagem: Divulgação

Importado da China, o compacto tem preço a partir de R$ 126.900, o que faz dele um dos compactos elétricos de entrada mais baratos do mercado. Com capacidade para cinco lugares, o urbaninho faz 10 kWh a cada 100 km, um dado bastante respeitável, lembrando que o hatch pesa apenas 1.180 kg.

O motor elétrico fornece 5,3 kgfm de torque e a potência é de 45 kW (62 cv). Com isso ele vai de  0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Já a velocidade máxima é de 110 km/h, conforme dados da Jac Motors. Fora isso, o E-JS1 possui bateria de 30,2 kW que possibilita uma autonomia de 161 km - com carga completa. O tempo de recarga rápida feita em eletropostos, indo de 15% a 85%, é de 1 hora.


2- Mini Cooper S E - Autonomia: 161 km

Mini Hatch 3 portas 2021
Mini Hatch 3 portas ganhou mais autonomia em relação à geração amterior que ainda está à venda no Brasil
Imagem: Divulgação

Ao contrário de muitos compactos de sua estirpe, o Mini elétrico está homologado para apenas quatro passageiros, incluindo o motorista. Idêntico ao modelo a combustão, o hatch conta com uma bateria de 96 células divididas em 12 módulos, 32,6 kWh (capacidade bruta) que é montada sob o chassi, que segundo a empresa garante um centro de gravidade extremamente baixo, contribuindo para uma estabilidade e performance  superiores.

O Cooper S E tem 184 cv de potência e 27,5 kgfm de torque e vai de zero a 100 km/h em somente 7,3 segundos. Já a autonomia é de 161 km.

1- Renault Kangoo ZE - Autonomia: 148 km

Renault Kangoo ZE
Renault Kangoo ZE mudou de geração na Europa e a vendida atualmente no Brasil tem baixa autonomia
Imagem: Divulgação

O furgão comercial da Renault possui uma bateria de 33 kWh, o suficiente para um alcance de 148 km. Contando com 4,66 m de comprimento, 1,81 m de altura e 1,82 m de largura, a capacidade de carga é de 4.600 litros.

O furgão tem 44 kW (60 cv) de potência e  23 kgfm de torque, conforme dados da fabricante. O modelo deixou de ser importado neste ano para dar lugar ao novo Kangoo E-Tech, que também vem importado da França.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Mini no Brasil: 25 mil unidades vendidas em 14 anos

Mini no Brasil: 25 mil unidades vendidas em 14 anos

BYD eT3

BYD eT3

Com 3,20 m de comprimento, o iCar é ágil e fácil de estacionar

Com 3,20 m de comprimento, o iCar é ágil e fácil de estacionar

Acima o Kangoo Van, versão para uso comercial do modelo

Acima o Kangoo Van, versão para uso comercial do modelo

Renault Kangoo ZE

Renault Kangoo ZE

Acima detalhe do Peugeot 208 elétrico comercializado na Europa e também oferecido no Brasil

Acima detalhe do Peugeot 208 elétrico comercializado na Europa e também oferecido no Brasil

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou