São Paulo sedia 8º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos

Evento reúne carros, bicicletas, motos e até ônibus movidos a eletricidade

Toyota Prius | Imagem: Jair Oliveira

Começou nesta terça-feira (14) o 8º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos. Neste ano, o evento é realizado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, e reúne diversos veículos com propulsão híbrida ou elétrica.

Entre os destaques estão as bicicletas elétricas, que ganharam notoriedade na imprensa brasileira nos últimos meses. Marcas como Evolu Bike, General Wings – importadora da marca Ducati no Brasil – Kasinski, Velle, Kim Bike e Sence Bike oferecem, inclusive, a oportunidade para os visitantes de testar seus modelos em um circuito montado dentro do centro de exposição.

Veja as impressões de AUTOO ao andar no Nissan Leaf táxi

A Eletra Bus, empresa que fábrica veículos de transporte público movidos a eletricidade, também está no evento com o ônibus híbrido. O coletivo, que roda tanto com energia elétrica como com etanol, já circula em algumas cidades como São Paulo, Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.

Além disso, montadoras de automóveis como BMW e Toyota marcam presença com alguns de seus modelos. Enquanto a primeira mostra a bicicleta Cross Country BMW 2012 e a nova geração do Série 3 equipada com o sistema EfficientDynamic, que ajuda a economizar combustível e emitir menos poluentes na atmosfera, a segunda exibe o híbrido Prius e reafirma a chegada do modelo ao País para este ano.

Veículos elétricos em pauta

Durante os dias 14 e 15 de agosto, paralelamente ao salão, representantes do governo e de empresas, além de especialistas em veículos elétricos, se reunirão para discutir sobre a implantação e o uso de veículos elétricos no Brasil.

O objetivo é colocar em pauta os prós e contras dessa nova tecnologia (no País), discutir o incentivo ao uso desse tipo de transporte, a instalação de redes de recarga, a visão dos consumidores, os veículos híbridos com motores movidos a etanol, a possibilidade de fabricar veículos elétricos no Brasil, entre outros temas.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!