Sem levar em conta SUVs, confira boas opções no momento para PcD

Longas filas de espera por utilitários esportivos - e muitos com os pedidos suspensos - podem abrir espaço para outros modelos
Renault Logan 2020

Renault Logan 2020 | Imagem: Divulgação

Como se o ano por si só já não estivesse bastante conturbado com a eclosão da pandemia da Covid-19, o público PcD deparou-se com uma realidade ainda mais caótica na medida em que as restrições impostas pelo distanciamento social foram diminuindo e o mercado retomando aos poucos a normalidade.

Com seus caixas abalados pelos períodos em que precisaram cessar a produção, as fabricantes travam uma batalha para retomar suas atividades em um período em que os fornecedores também precisam de tempo para se reorganizar e a economia do país luta para ensaiar uma recuperação. O real extremamente desvalorizado frente ao dólar também é uma variável difícil de lidar na equação de um cenário pós-pandemia.

Com tudo isso em jogo, os consumidores imersos no segmento PcD ainda precisaram lidar com novas medidas no estado de São Paulo, com destaque para o Decreto 65.259 e o controverso PL 529, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa e virou a nova Lei 17.293.

Após essa série de decisões, muitas fabricantes começaram a se mexer e suspenderam os pedidos para veículos bastante desejados por quem está apto a realizar a compra com isenção. Primeiro a Jeep deixou de oferecer o Renegade em seu catálogo exclusivo para PcD e, no dia seguinte, foi a vez da Volkswagen encerrar, ao menos neste ano, os pedidos para o T-Cross Sense. A Chevrolet, entretanto, anunciou nesta semana aos concessionários que vai retomar a oferta do Tracker para a compra com isenção.

Se colocarmos os SUVs de lado, ainda restam boas alternativas para quem precisa escolher um automóvel no momento e deseja um veículo pronto para receber as isenções integrais. Para realizar o levantamento abaixo, consideramos apenas e tão somente opções destinadas aos consumidores PcD que figuram nesta semana nos sites comerciais das fabricantes em área específica para essa modalidade de compra. Dessa forma, podemos ter uma noção mais exata do leque de opções que determinada montadora oferece e assim garantir, na medida do possível, que o cliente PcD de fato encontre o modelo disponível para aquisição caso assim desejar. Outro quesito importante é que, para figurar em nossas recomendações, levamos em conta exclusivamente modelos que saem de fábrica com os controles de tração e estabilidade. Veja a seguir nossa análise:   

Honda Fit Personal - R$ 68.190 (preço público sugerido)

Prepare-se para gastar um bom dinheiro em acessórios com o Fit Personal, uma vez que sequer calotas ele traz de série, mas características muito interessantes no Honda ficam por conta da versatilidade de sua cabine, o espaço interno muito bem aproveitado e o bom porta-malas para 363 litros. Nenhum outro modelo com o tamanho do Fit (4,09 m de comprimento) entrega um compromisso tão singular em termos de arquitetura interna. Seu conjunto mecânico formado pelo motor 1.5 16V e a transmissão automática CVT focam na eficiência, oferecendo desempenho condizente com a proposta do Fit e baixo consumo. Se a lista de equipamentos de série não é o forte do monovolume da Honda, ao menos ele sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade e piloto automático.

Acima o Honda Fit em sua versão Personal
Acima o Honda Fit em sua versão Personal
Imagem: Divulgação

Renault Logan Zen 1.6 CVT - R$ 69.190 (preço público sugerido)/R$ 53.507,69 (após isenção de IPI e ICMS) 

Atualmente em seu site comercial, a Renault oferta como uma de suas opções para o público PcD o Logan em sua configuração Zen 1.6 CVT. O modelo talvez seja o que equilibra da melhor forma possível os quesitos equipamentos, espaço interno, custo-benefício, segurança e conjunto motriz. Na versão citada, o Logan conta com 4 airbags e os controles de tração e estabilidade. Ele ainda sai de fábrica com central multimídia e sensor de estacionamento, além das rodas de liga leve aro 16”. Por ser um sedan, o Logan entrega como destaque o porta-malas para 510 litros e uma cabine bastante ampla, fazendo dele um ótimo carro familiar. O motor 1.6 SCe é eficiente e forma uma boa dupla com o câmbio automático CVT. 

Toyota Yaris XL Live automático - R$ 69.990 (preço público sugerido)

O Toyota Yaris na versão XL Live traz toda a racionalidade japonesa no conjunto mecânico e na lista de equipamentos. Com um pacote de itens de série melhor em relação ao Fit Personal, o Yaris XL Live ao menos traz calotas e rádio de fábrica. O Yaris é um dos raros hatches a contar com 5 anos de garantia, algo relevante pensando no longo prazo. O motor 1.3 16V em conjunto com uma caixa CVT mais avançada e capaz de simular 7 marchas é bem equilibrado e tem como premissa o baixo consumo. O Yaris tem um projeto bem resolvido, com uma cabine confortável para 5 passageiros e um porta-malas com capacidade para 310 litros. Além dos controles de tração e estabilidade, o hatch conta com alarme e piloto automático de série.

Hyundai HB20 Vision Pack 1.6 automático - R$ 69.990 (preço público sugerido)/R$ 53.892,30 (após isenção de IPI e ICMS) 

O Hyundai HB20 na versão considerada aqui traz, assim como o Yaris, 5 anos de garantia, além de um conteúdo de série muito superior em relação a vários modelos para PcD. Na configuração mais completa do HB20 que a Hyundai disponibiliza para a compra com isenção encontramos recursos como os 4 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 15”, piloto automático, sensor de estacionamento, central multimídia completa com câmera de ré e até mesmo faróis com acendimento automático. O Hyundai tem ainda como ponto forte a mecânica reconhecidamente robusta, oferecendo também um bom compromisso entre desempenho e consumo apesar de adotar um conjunto motor e câmbio mais convencional como é o caso do Yaris. De qualquer forma, o Hyundai é uma compra bem interessante hoje em dia caso um hatch lhe atenda.

Hyundai HB20 2021
Hyundai HB20 2021
Imagem: Divulgação

Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo automático - R$ 68.390 (preço público sugerido)/R$ 56.926 (após isenção de IPI e ICMS) 

O Onix Plus 1.0 Turbo automático não traz um pacote tão completo de itens de série, mas vale a pena ser considerado por conta da eficiência muito superior de seu conjunto mecânico, o que lhe confere um desempenho bem acima do rivais e consumo inferior ao de muitos concorrentes. Com um interessante nível de segurança, o Onix Plus é o único dos modelos apontados aqui a oferecer 6 airbags em complemento aos controles de tração e estabilidade. Ele fica devendo, contudo, rodas de liga leve, central multimídia (sai de fábrica com rádio) e sensor de estacionamento na configuração hoje disponível para a compra com isenção. É uma boa alternativa para quem precisa de um porta-malas amplo para transportar uma cadeira de rodas, por exemplo, ou as bagagens de toda a família, como é o caso do Renault Logan.

Acima o Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo automático no catálogo R8B para compra com isenção
Acima o Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo automático no catálogo R8B para compra com isenção
Imagem: Divulgação
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