Sem sucessor, Toyota Etios sairá de linha na Índia em 2020

País em questão foi o primeiro mercado para os modelos de baixo custo
Toyota Etios 2018

Toyota Etios 2018 | Imagem: Divulgação

Uma movimentação da Toyota na Índia já nos sinaliza o que podemos esperar para o Etios aqui no Brasil também no curto prazo.

Segundo noticiam alguns veículos da imprensa especializada indiana, a Toyota deixará de produzir a gama Etios por lá a partir de abril de 2020.

De acordo com o Autocar India, a Toyota alega que adaptar a linha Etios às novas normas de emissões e segurança que irão vigorar no país a partir do ano que vem tornariam o preço do modelo caro demais para seu posicionamento de mercado. Além disso, não há nos planos da Toyota um sucessor específico para ele.

Em entrevista para a publicação indiana, Yoshinori Noritake, engenheiro-chefe do projeto do Etios, explicou que os modelos produzidos na plataforma EFC contam com uma vida útil prevista para oito anos. Como o Etios sedan foi lançado na Índia em dezembro de 2010, o prazo já foi alcançado há um bom tempo. No Brasil, por sua vez, o Etios estreou em setembro de 2012 e, desde então, se posiciona como o carro de entrada da marca.

Na Índia, onde conta com uma parceria estratégica com a Suzuki, a Toyota prepara novos modelos oriundos do acordo para atuar na segmentação de mercado ocupada pelo Etios, Etios sedan e Etios Cross.

Aqui no Brasil, onde é produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), o Etios já viveu tempos melhores no que diz respeito à participação de mercado. Como você pode conferir em nosso ranking histórico, o hatch somou 41.991 unidades emplacadas em 2017, seu melhor ano por aqui. Atualmente o Etios encontra-se em uma tímida 12ª posição no ranking isolado dos hatches compactos, com 15.215 carros vendidos de janeiro a outubro deste ano.

Com rivais cada vez mais modernos, o Toyota Etios e o Etios Sedã estão se tornando modelos anacrônicos também aqui no Brasil. Projetados para uma outra realidade de mercado, os modelos devem muito em termos de conectividade, equipamentos, além de nível de acabamento e design. Mesmo assim, a dupla ainda preserva como apelo o bom custo-benefício, em especial por oferecer os controles de tração e estabilidade como um item de série em todas as versões. A grande questão é que isso já não parece ser suficiente o bastante para cativar o público local. 

Hoje em dia o Etios hatchback parte de R$ 51.390 com motor 1.3 16V e câmbio manual de 6 marchas. A opção topo de linha é a X Plus, que custa R$ 63.190 com motor 1.5 16V e transmissão automática de 4 marchas. 

Desde 2018, a Toyota oferece no Brasil o Yaris em suas opções hatch e sedan, um produto muito mais alinhado com as demandas atuais dos consumidores, tanto que registra uma procura bastante superior ao Etios.

Procurada pelo Autoo para comentar o assunto e as perspectivas do Etios por aqui, a Toyota do Brasil nos retornou que "confirma a manutenção do Etios em produção na unidade de Sorocaba normalmente, sem planos de o modelo sair de linha em nosso mercado". 

Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!