Sem sucessor, Toyota Etios sairá de linha na Índia

Com a entrada em vigor de novas regras de emissões por lá, Brasil será o único país a produzir esse modelo
Toyota Etios 2018

Toyota Etios 2018 | Imagem: Divulgação

Com a entrada em vigor de novas regras de emissões de poluentes na Índia, a Toyota deverá dar fim à produção do Etios por lá. O modelo, que foi apresentado para aquele mercado em 2010, já acumulou mais de 400.000 unidades comercializadas no país asiático desde então.

Segundo o Autocar India, a fabricação do Toyota Etios naquele mercado se encerrará em abril. Um dos motivos para essa decisão estaria na preferência dos indianos pelo Etios com motorização a diesel, sendo que cerca de 63% de todos os modelos comercializados traziam esse propulsor.

Com as novas regras de emissão BS6 entrando em vigor por lá, o custo para atualizar o propulsor a diesel do Etios ficaria elevado demais e deixaria os preços do modelo, oferecido por lá nas carrocerias hatch, sedã e na versão aventureira Cross, muito altos para um modelo de entrada. Com isso, o Brasil passará a ser o único país no mundo a fabricar o Etios.

Outro motivo, de acordo com a publicação, seria a aliança da Toyota com a Suzuki. O primeiro dos modelos dessa parceria, o Toyota Glanza, não seria mais que um Maruti Suzuki Baleno. Por lá, este modelo vendeu mais de 14.000 unidades desde o seu lançamento em junho de 2019. Tendo um carro de entrada já atendendo às novas regras, a Toyota não teria motivo para investir mais no Etios naquele mercado. 

Aqui no Brasil, o Etios também deverá ser descontinuado quando a Toyota lançar seu SUV compacto em 2021. Atualmente o modelo é fabricado em Sorocaba (SP), mesma unidade industrial escolhida para a produção do futuro utilitário esportivo, e ainda figura como uma opção interessante para quem deseja um hatch compacto mais acessível. O modelo de destaca pelos motores (1.3 e 1.5) eficientes, a oferta de opção automática, espaço interno adequado para 5 passageiros e o fato de contar com os controles de tração e estabilidade de série. O modelo, contudo, não conquistou uma participação de mercado maior devido ao design e à simplicidade do acabamento interno.  

Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!