Previsto para o Brasil, site japonês adianta detalhes do inédito SUV do Corolla

Chamado informalmente de Corolla Cross, modelo será menor que o RAV4
Imagem do inédito SUV derivado do Corolla atual

Imagem do inédito SUV derivado do Corolla atual | Imagem: Carsensor

Fato muito importante chega do outro lado do mundo. O site japonês Carsensor conseguiu acesso às primeiras imagens do futuro Corolla Cross, mostrando algumas partes do modelo inédito como a dianteira e a traseira.

De acordo com as informações preliminares apuradas pelo Carsensor, a previsão é que o Corolla Cross fique posicionado na gama global da Toyota entre o C-HR e o RAV4. Segundo relatos dos japoneses, o fato do RAV4 agora ser construído sobre a mesma plataforma do Camry (GA-K) tornou o SUV grande demais para os padrões de alguns mercados, criando a necessidade da fabricante desenvolver um modelo menor. Vale a pena recordarmos que, por concepção, o RAV4 foi por muito tempo construído sobre a mesma base do Corolla e ocupava o posto de SUV médio da marca. Em sua nova geração, entretanto, o RAV4 evoluiu consideravelmente. 

Com isso, o Corolla Cross deverá utilizar a mesma arquitetura do sedan do qual empresta o nome, no caso a GA-C. A previsão é que o Corolla Cross tenha comprimento na casa de 4,40 m, portanto bem menor em relação aos 4,60 m do RAV4 atual. A largura do SUV inédito, por sua vez, deverá ficar na casa dos 1,80 m, enquanto o RAV4 alcança 1,85. O entre-eixos do Corolla Cross deverá ser de 2,64 m, o que sinaliza uma cabine bem espaçosa e suficiente para 5 passageiros. O RAV4, apenas como comparação, tem uma distância de 2,69 m entre as rodas dianteiras e traseiras.

A previsão é que o Corolla Cross, nome que ainda não é oficial, diga-se de passagem, seja introduzido nos principais mercados globais apenas no segundo semestre de 2021.

Flagra do inédito SUV derivado do Corolla atual: traços remetem aos utilitários esportivos mais recentes da Toyota
Flagra do inédito SUV derivado do Corolla atual: traços remetem aos utilitários esportivos mais recentes da Toyota
Imagem: Carsensor

São grandes as chances de que o Corolla Cross seja o aguardado modelo que a Toyota produzirá em Sorocaba (SP) também a partir do ano que vem. Além da plataforma, o modelo também poderá utilizar os mesmos conjuntos mecânicos hoje oferecidos pelo sedan, no caso o motor 2.0 aspirado que combina as injeções direta e indireta, além do 1.8 eletrificado, ambos flex.

A Toyota já revelou para o mercado europeu outro interessante SUV que também cairia muito bem no Brasil. Estamos falando do Yaris Cross, um modelo de porte compacto baseado na nova geração do hatch.

Ainda nos resta um posicionamento oficial da marca japonesa sobre qual será seu modelo escolhido para o Brasil. Contudo, considerando a capacidade produtiva da Toyota no Brasil e seu posicionamento de mercado, de fato faz mais sentido o Corolla Cross ser o modelo escolhido para nosso país. A novidade deverá atuar em uma faixa de preço semelhante ao das versões flex do Jeep Compass.

Em breve, eles terão companhias importantes, no caso o SUV médio que a Volkswagen produzirá na Argentina, derivado do projeto Tarek. Além dele temos também o Ford Territory, previsto para chegar ao Brasil importado da China ainda neste ano. Logo, o segmento parece que ganhará força nos próximos meses no país.

O protótipo do SUV Corolla Cross é visto na Tailândia: produção no Brasil
Um dos primeiros flagras do SUV derivado da 12ª geração do Corolla foi realizado na Tailândia 
Imagem: Reprodução/Thai Car Inside
Assine a newsletter semanal do AUTOO!