Subaru apresenta seu primeiro híbrido

Modelo XV CrossTrek Hybrid tem motor elétrico auxiliar para economizar gasolina

Subaru XV CrossTrek Hybrid | Imagem: Subaru

A Subaru demorou um tempão para lançar um carro híbrido se comparado a suas conterrâneas e concorrentes Toyota e Honda, que já possuem veículos nesse segmento há mais de 10 anos. Mas esse dia, enfim, chegou. A montadora japonesa apresentou nessa terça-feira (7) os primeiros detalhes do protótipo XV CrossTrek Hybrid, cuja versão final será lançada ao público até o final deste ano, como adiantou a marca.

O sistema híbrido da Subaru é o primeiro aplicado a um motor boxer, com cilindros contrapostos – esse bloco é conhecido pelo baixo centro de gravidade e equilíbrio.

Como todo carro da marca japonesa, o CrossTrek Hybrid também possui tração integral e o câmbio é do tipo CVT, com relações de marcha continuamente variáveis. O motor a combustão, de 2.0 litros (ainda sem potência especificada), atua em conjunto com outro elétrico com mais 13 cv alimentado por um conjunto de baterias de níquel.

Como explica a Subaru, o motor elétrico do veículo atua em acelerações iniciais do carro e também em paralelo em velocidade baixas ao bloco a combustão, que trabalha com mais folga e assim poupa combustível. Já a recarga do sistema elétrico é feita pelo motor a gasolina e o sistema de freios regenerativos, que converte a energia cinética nas frenagens em eletricidade para ser armazenada nas baterias.

A montadora ainda não divulgou dados de desempenho e consumo do carro, que será lançado primeiro no Japão. O preço, por hora, também é desconhecido.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!