Mercado atípico: VW T-Cross foi o carro mais vendido do Brasil na parcial de julho

Além de a novidade da VW superar o modelo mais comercializado do país, SUVs já representam 50% do ranking
Volkswagen T-Cross 2021

Volkswagen T-Cross 2021 | Imagem: Divulgação

Enquanto o mercado ainda aguarda uma recuperação mais pujante dos emplacamentos de veículos novos, aos poucos os números de vendas vêm aumentando. Mesmo assim, dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para veículos de passeio nos 15 primeiros dias de julho continuam refletindo uma situação atípica causada pela pandemia da Covid-19.

No entanto, o grande destaque do período não foi para o Chevrolet Onix, há anos o carro mais vendido do Brasil. Na primeira quinzena de julho, o hatch ficou apenas na segunda colocação com 4.286 unidades comercializadas. O modelo que ocupou o posto de carro mais vendido do mês até agora foi o Volkswagen T-Cross, com 4.595 emplacamentos. A situação pode ser explicada em parte pelo retorno ao funcionamento dos Detrans em diversos estados do país, que agora passam a regularizar suas operações. 

Não só a liderança do modelo da VW é atípica, como a ausência de qualquer outro modelo da marca alemã entre os dez mais vendidos é algo que não acontece sempre. Outro fato inusitado dos 15 primeiros dias de vendas em julho: metade do ranking é ocupado por SUVs. Além do líder, o Chevrolet Tracker está em quarto, com os Jeep Compass e Renegade ocupando respectivamente sexta e sétima colocações. Completando a alta participação de utilitários esportivos, o Hyundai Creta fechou o ranking na décima colocação.

A troca de líder e a maior participação dos SUVs no ranking da quinzena mostra como os impactos da pandemia estão sendo mais sentidos por modelos de entrada. O Ford Ka, por exemplo, costuma estar sempre no pódio do ranking, mas, desta vez, está em nono lugar apenas, sendo superado até pelo Fiat Argo.

Veja os 10 carros mais vendidos da primeira quinzena de julho de 2020: 

1° Volkswagen T-Cross - 4.595 unidades
2° Chevrolet Onix - 4.286 unidades
3° Hyundai HB20 - 3.542 unidades
4° Chevrolet Tracker - 2.792 unidades
5° Chevrolet Onix Plus - 2.136 unidades
6° Jeep Compass - 2.011 unidades
7° Jeep Renegade - 1.914 unidades
8° Fiat Argo - 1.886 unidades
9° Ford Ka - 1.840 unidades
10° Hyundai Creta - 1.818 unidades

Chevrolet Tracker 2021
Rival do T-Cross, Chevrolet Tracker em sua nova geração está galgando posições no ranking
Imagem: Divulgação