Toyota apresenta triciclo híbrido no Japão

Veículo conceitual percorre 33,3 km/l com gasolina e pode rodar até 35 km no modo elétrico

Toyota Minute-S Concept | Imagem: Toyota

A Toyota está entrando em um processo de “eletrização”. A cada Salão a marca japonesa mostra uma nova máquina com movida por um motor elétrico ou híbrido. O modelo da vez, apresentado no Salão de Tóquio na semana passada, é o triciclo Minute-S, que combina um motor elétrico de 60 cv a outro a combustão de 23 cv, um bloco de 250 cc de 23 cv fornecido pela fabricante de motocicletas Yamaha.

O foco do veículo, ainda conceitual, é ser muito eficiente em vias urbanas, onde, segundo a marca, pode percorrer até 33,3 km consumindo apenas um litro de gasolina.

Também é possível rodar com o Minute-S em modo elétrico “puro”. Nessa configuração as baterias de íon de lítio conferem ao triciclo híbrido um alcance de até 35 km sem emitir uma única partícula de CO2 no meio ambiente.

Feito para transportar apenas o motorista, o veículo conceitual da Toyota mede 2,45 metros de comprimento e 1,20 m de largura, o que o torna bastante compacto para circular em cidades movimentas. Ele também é muito leve, pesa apenas 539 kg.

A disposição do Minute-S é semelhante a do triciclo BRP Spyder, com duas rodas na frente e uma roda dupla na traseira. O estilo de condução, porém, é como o de um automóvel, com pedais e volante – o BRP nesse ponto é como uma motocicleta.

A montadora não divulgou dados sobre desempenho dinâmico, como tempo de aceleração e velocidade máxima, tampouco se o veículo terá uma versão final para comercialização.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!