Toyota Aygo X antecipa SUV pequeno da marca para 2022

Modelo mostrado como conceito deve substituir o subcompacto homônimo para os mercados europeus nos próximos anos
Toyota Aygo X Prologue conceito

Toyota Aygo X Prologue conceito | Imagem: Divulgação

Ao contrário do Brasil, onde sua linha começa no Etios e no Yaris, a Toyota oferece carros ainda menores na Europa. Por lá, existe o Aygo, modelo que nasceu de uma parceria que rendeu ainda o desenvolvimento do Peugeot 108 e Citroën C1. Mas, assim como por aqui, os europeus não querem mais saber de pequenos hatches e a marca nipônica apresentou um conceito que antecipa o futuro da empresa para aquele mercado.

Trata-se do Toyota Aygo X Prologue. O protótipo mostra linhas que parecem uma evolução do atual Aygo vendido na Europa, mas com uma carroceria mais alta e robusta, mantendo as proporções comedidas. Na dianteira, sai de cena a característica grade em X do hatch em favor de um visual mais limpo com faróis em C ligados por uma barra de LED, enquanto a traseira mantém as lanternas altas e verticais.

Toyota Aygo X Prologue conceito
Toyota Aygo X Prologue conceito
Imagem: Divulgação

Apesar de a marca não confirmar, o modelo de produção deverá ser construído sobre a mesma plataforma do Yaris europeu, que é diferente do nacional. A arquitetura GA-B usada lá é compatível com diferentes motores e o pequeno SUV deve ser lançado com opções de motores a gasolina de pequena cilindrada para manter os custos e os preços mais acessíveis.

A Toyota ainda não disse nada sobre a data oficial de lançamento da versão de produção do Aygo X Prologue. No entanto, espera-se que a sua estreia seja entre o final de 2021 e o primeiro semestre de 2022. A imprensa europeia atribui a grande guinada no design do carro principalmente ao fim da parceria com a Peugeot-Citroën, que não apresentará sucessores para os atuais 108 e C1.

Toyota Aygo X Prologue conceito
Toyota Aygo X Prologue conceito
Imagem: Divulgação