Toyota Corolla pode ganhar versão esportiva com motor de Yaris

Mas não é o motor de qualquer Yaris, trata-se de um 1.6 turbo com mais de 260 cv de potência
Acima o Toyota Corolla hatch vendido na Europa

Acima o Toyota Corolla hatch vendido na Europa | Imagem: Divulgação

O Toyota Corolla nunca teve a fama de ser um carro esportivo. Sensato, confiável e sóbrio, talvez, mas com exceção a algumas versões esportivadas como a antiga XRS, os brasileiros nunca viram alguma interação do sedã que pudesse ser chamada propriamente de uma versão de alta performance.

Os mercados europeus e o japonês, ao menos, devem ganhar em breve uma configuração do Corolla hatch, opção de carroceria já não oferecida no Brasil, que pode ser reconhecida como um hot hatch. Segundo o site britânico Auto Express, a Toyota deverá apresentar por lá até 2023 um Corolla GR, preparado pela divisão esportiva da marca.

O mais interessante, no entanto, é a motorização escolhida para ocupar o espaço sob o capô. A Toyota deverá equipar esse vindouro Corolla hatch GR com o mesmo propulsor da versão esportiva GR do Yaris que, apesar de ser menor, não tem nenhum motivo para se envergonhar do propulsor.

Trata-se do motor 1.6 turbo de 3 cilindros que é chamado internamente de G16E-GTS. No Yaris GR europeu, ele desenvolve 260 cv de potência e 36,6 kgfm de torque, enquanto a versão japonesa entrega 10 cv adicionais. Para o modelo menor, a transmissão escolhida foi a caixa manual de seis velocidades, sendo ela a única opção de câmbio. Com esse conjunto, o Toyota Yaris GR é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente em 230 km/h.

Acima o Toyota Corolla hatch vendido na Europa
Acima o Toyota Corolla hatch vendido na Europa
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!