Toyota Corolla poderá ter versão esportiva novamente

Registro na Austrália revela também que até mesmo o SUV compacto da marca deverá ter configuração de performance
Toyota Corolla 2020

Toyota Corolla 2020 | Imagem: Divulgação

Para quem não é fã do Toyota Corolla, é difícil lembrar que o modelo já teve versões com, ao menos, visual esportivo. Aqui, tivemos o XRS, que acrescentava apenas alguns apêndices plásticos extras, mas, nos EUA, o Corolla XRS recebeu motor maior e câmbio manual para satisfazer os entusiastas.

Enquanto um sedã familiar conhecido por sua confiabilidade não é o primeiro alvo da marca para uma versão de alta performance, é preciso lembrar que o Corolla nos mercados internacionais é um carro mais de entrada e também precisa atender aos anseios de um público mais jovem e em busca de mais emoção ao volante.

A imprensa australiana inclusive flagrou os registros de patentes da marca naquele país para versões esportivas de seus modelos, que agora passam pelas mãos da divisão GR Sport da Toyota. Em ambos os casos, é uma surpresa. O primeiro desses pedidos foi para o SUV compacto C-HR, que a marca não oferece no Brasil, mas rivaliza com produtos como Jeep Renegade e Nissan Kicks.

A outra foi exatamente para o Corolla. No pedido efetuado pela Toyota, pede-se a patente do nome “GR Corolla”. No entanto, ainda é muito cedo para saber se, mesmo em um mercado mais maduro como o australiano, a marca oferecerá o modelo como sedã ou hatch, opção também não oferecida no Brasil, ou ainda se a inédita versão seria verdadeiramente esportiva ou somente um catálogo “esportivado” como o nosso antigo Corolla XRS.

Mas, se a Toyota realmente quiser fazer um esportivo de verdade em cima da plataforma do Corolla e concorrer com rivais de peso como o Volkswagen Golf entre os hatches, opções de motorização para isso não faltam. Basta lembrar do GR Yaris, versão mais apimentada do hatch compacto da Toyota na Europa, que já utiliza um motor 1.6 turbo a gasolina capaz de entregar 260 cv de potência e 36,7 kgfm.

Acima o Toyota Corolla hatch vendido na Europa
Acima o Toyota Corolla hatch vendido na Europa
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!