Toyota Hilux GR-S voltará ao mercado até o fim do ano

Opção com apelo esportivo conta com melhorias da divisão Gazoo Racing
Toyota Hilux 2021

Toyota Hilux 2021 | Imagem: Divulgação

Enquanto a Volkswagen busca se diferenciar no segmento de picapes médias com a motorização 3.0 V6 turbodiesel para a Amarok e a Chevrolet pode estar preparando uma inédita opção Z71 para a S10 nacional, ao que tudo indica a Toyota vai resgatar a opção GR-S para a Hilux até o fim deste ano.

Segundo informações que chegam do Japão, a variante com receita esportiva da picape, agora com o design baseado no facelift mais recente da Hilux, deverá fazer sua estreia global em outubro. A expectativa é que a versão atualizada poderá chegar ao Brasil ao longo do trimestre em questão.

A Hilux GR-S já foi oferecida no Brasil em 2020 e tinha como um de seus diferenciais a opção do motor 4.0 V6 a gasolina com 234 cv e 38,3 kgfm de torque, além do 2.8 turbodiesel, que também integrava o portfólio. Entre suas melhorias técnicas, a Hilux GR-S oferecia uma nova calibração para o conjunto de suspensão, mas era no visual que a Hilux GR-S destacava-se das demais opções da picape, trazendo proteção de borracha para o para-choque, logo GR Sport e adesivos espalhados pela carroceria.

Ainda não se sabe se a Toyota manterá a opção do motor V6 a gasolina para a nova Hilux GR-S, propulsor que não recebeu uma aceitação muito favorável em nosso mercado por conta da predileção dos consumidores de picapes médias por propulsores diesel. Uma alternativa apontada por informações de bastidores é que a Toyota poderia selecionar para a nova Hilux GR-S o inédito propulsor 3.3 V6 turbodiesel de 309 cv que estará presente na nova geração do Land Cruiser 300. Este sim seria um diferencial relevante para o catálogo de apelo esportivo da picape. 

De qualquer forma, é praticamente certo que a versão GR-S agora baseada no visual atualizado da Hilux deverá contar com o 2.8 turbodiesel recalibrado sob o capô. O motor agora oferece 204 cv e já figura na picape atualmente nas concessionárias.

É esperado que o time da Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, prepare um visual ainda mais chamativo para a picape, além de aprimoramentos técnicos de olho em uma melhoria no comportamento dinâmico da picape.

Na Ásia, Toyota apresentou mecanismo de fechamento rígido para a caçamba da Hilux como acessório
Na Ásia, Toyota apresentou mecanismo de fechamento rígido para a caçamba da Hilux como acessório
Imagem: Divulgação