Toyota Raize: SUV tem patente registrada no Brasil

SUV compacto foi revelado no ano passado na Ásia e é derivado de um modelo da Daihatsu. Marca já confirmou que terá ao menos um modelo do gênero produzido no Brasil
Toyota Raize 2020

Toyota Raize 2020 | Imagem: Divulgação

Enquanto esperamos pela revelação do Corolla Cross nesta quinta-feira, na Tailândia, a Toyota já prepara uma outra novidade para o mercado brasileiro. A marca japonesa decidiu registrar as patentes do SUV Raize, um modelo compacto que foi apresentado no ano passado na Ásia.

De dimensões modestas, o Raize não parece reunir virtudes para agradar ao público brasileiro, porém, o fato de a Toyota registrá-lo no país pode indicar que utilitário esportivo pode fornecer pistas para um futuro SUV compacto nacional. Sua plataforma, a DNGA, é uma versão mais simples e barata da TNGA usada pelo Corolla e também pelo inédito Corolla Cross. Ou seja, é indicada para um produto que brigará com modelos como o HR-V, Renegade e T-Cross.

Não seria a primeira vez que um veículo vendido no exterior passaria por adaptações para se adaptar ao mercado brasileiro. A Volkswagen, quando decidiu produzir o up! no Brasil, mudou toda a parte traseira do modelo para oferecer um porta-malas maior. A Renault, por sua vez, utilizou o Captur europeu para criar um SUV maior, sobre a base do Duster, mais barata e adequada ao segmento.

Imagem do SUV Raize publicada pelo INPI: Toyota registrou SUV no Brasil
Imagem do SUV Raize publicada pelo INPI: Toyota registrou SUV no Brasil
Imagem: INPI

Fato é que a Toyota parece finalmente decidida a expandir sua atuação no mercado de utilitários esportivos e não sem tempo. Suas concorrentes estão mais adiantadas nesse sentido, mas a situação dos japoneses é cômoda. Não será surpresa se o Corolla Cross acabar sendo o primeiro a estrear em solo nacional, afinal ele deve concorrer com o Jeep Compass numa faixa de preços acima do sedan médio.

Com isso, ela evitará canibalizar vendas do Corolla num primeiro momento, mas isso é algo inevitável num futuro breve, afinal o mercado de sedans começa a dar sinais de desgaste. Nesse sentido, um SUV pequeno baseado no Raize e em outros projetos seria uma resposta apropriada da montadora.

Toyota Raize 2020
Toyota Raize 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags