Confirmado: SUV baseado na nova geração do Corolla será revelado dia 9 na Tailândia

Modelo é altamente cotado para ser o modelo que a Toyota vai produzir em Sorocaba (SP)
Projeção do futuro SUV derivado do Corolla baseado em flagras da novidade

Projeção do futuro SUV derivado do Corolla baseado em flagras da novidade | Imagem: Reprodução internet

Ainda não sabemos qual será o seu nome definitivo – ao redor do mundo convencionou-se chamá-lo de Corolla Cross tomando como base a designação escolhida para o SUV baseado no Yaris europeu – mas já sabemos uma informação importante sobre o inédito utilitário esportivo que a Toyota prepara para mercado emergentes: a novidade está programada para estrear no próximo dia 9 na Tailândia. Imagens com o convite para o lançamento foram antecipadas em um fórum da HeadLight Magazine.

No mercado asiático, o Corolla Cross, caso assim seja chamado, deverá contar com quatro versões, apontam algumas informações de bastidores. Ainda por lá, o modelo deverá contar com a opção do motor 1.8 em variantes convencional e híbrida.

Alguns flagras recentes do futuro SUV sinalizam um estilo visual muito próximo ao do RAV4, em especial no perfil, onde o conjunto formado pelas lanternas e a coluna C aproximam bastante a novidade do SUV médio eletrificado atualmente já à venda no Brasil.

Flagra do inédito SUV derivado do Corolla atual: traços remetem aos utilitários esportivos mais recentes da Toyota
Flagra do inédito SUV derivado do Corolla atual: traços remetem aos utilitários esportivos mais recentes da Toyota
Imagem: Carsensor

De qualquer forma, o porte do SUV derivado do Corolla terá dimensões menores em relação ao RAV4, inclusive ele compartilha com o sedan a mesma arquitetura GA-C. A previsão, de acordo com rumores, é que o Corolla Cross conte com 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,61 mm de altura. O entre-eixos deverá ficar em 2,64 m. São, portanto, números abaixo do que o RAV4 atual ostenta, mas que ainda sinalizam um bom espaço interno e porta-malas.

São grandes as chances de que o Corolla Cross será o aguardado SUV que a Toyota produzirá em Sorocaba (SP) a partir de 2021, fruto de um amplo investimento que a marca destinou à unidade. Em nosso país, muito provavelmente ele deverá contar com a mesma mecânica aplicada no sedan, no caso o motor 2.0 flex da família Dynamic Force bem como o 1.8 híbrido flex. Em alguns mercados do exterior comenta-se a possibilidade do Corolla Cross ainda contar com uma opção de tração integral, talvez baseada no powertrain híbrido.

Certamente a chegada da Toyota no segmento de SUVs nacionais promoverá uma concorrência ainda mais acirrada em uma das categorias com destacada relevância no cenário atual. Se a fabricante japonesa de fato já tiver optado pela nacionalização do Corolla Cross, ele será mais um SUV de porte semelhante ao Jeep Compass, categoria que terá reforços importantes em breve, como o Ford Territory e o derivado do projeto Tarek, modelo que a VW produzirá na Argentina.

Imagem do inédito SUV derivado do Corolla atual
Imagem do inédito SUV derivado do Corolla atual
Imagem: Carsensor
Assine a newsletter semanal do AUTOO!