Toyota Taisor: mais um potencial SUV da marca no Brasil?

Modelo será um irmão de projeto de um crossover pequeno em desenvolvimento pela Maruti Suzuki na Índia e um concorrente para o Citroën C3 por lá
Detalhe da dianteira do Toyota Yaris Cross

Detalhe da dianteira do Toyota Yaris Cross | Imagem: Divulgação

De forma oficial, temos a confirmação por parte de Masahiro Inoue, presidente da Toyota para América do Sul e Caribe, de que a empresa produzirá no Brasil um veículo compacto com propulsão híbrida flex, tecnologia que a marca oferece atualmente nos modelos Corolla e Corolla Cross fabricados em Sorocaba (SP). 

A grande dúvida, porém, permanece sobre qual será o produto escolhido pela fabricante japonesa para ajudar a democratizar tal tecnologia de propulsão em nosso mercado. 

Segundo noticiamos, talvez a possibilidade mais forte discutida nos bastidores reside na nacionalização do Yaris Cross a partir de 2023. Produto concebido para o mercado europeu, o Yaris Cross conta com 4,18 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos e seu sistema híbrido contempla até mesmo uma variante com tração integral (AWD-i) tomando como base o motor 1.5 com 3 cilindros. 

Recentemente, contudo, um novo modelo foi lançado na Índia e que também requer nossa atenção. Estamos falando do Toyota Urban Cruiser Hyryder, este sim com um projeto nascido para mercados emergentes e também com a opção da mecânica eletrificada. 

Toyota Yaris Cross 2021
Toyota Yaris Cross: produto altamente considerado como o modelo a ser nacionalizado pela Toyota
Imagem: Divulgação

Como se a situação já não estivesse um tanto quanto confusa, a divisão indiana da Toyota adicionou mais um ingrediente para tornar ainda mais difícil a tarefa de apostar em qual será o aguardado compacto híbrido da marca por aqui. 

A fabricante japonesa registrou no fim de outubro o nome Taisor para seu futuro SUV pequeno no mercado indiano. 

O produto em questão será a “adaptação” da Toyota para o futuro crossover pequeno que a Maruti Suzuki desenvolve no país asiático, até então conhecido pela sigla de projeto YTB. 

Flagra do projeto YTB desenvolvido pela Maruti Suzuki na Índia
Flagra do projeto YTB desenvolvido pela Maruti Suzuki na Índia
Imagem: Autocar India

Vale salientar que o compartilhamento e até o desenvolvimento de produtos de forma conjunta entre a Toyota e a Maruti Suzuki é algo comum no mercado indiano. O próprio Urban Cruiser Hyryder originou, para a Suzuki, a nova geração do Grand Vitara

Apelidado de “Baleno Cross”, o futuro produto da Maruti Suzuki deverá ser um crossover pequeno com traços cupê e comprimento abaixo de 4 metros, um rival, portanto, para modelos locais como o Renault Kiger, Nissan Magnite e o próprio Citroën C3, este já produzido também no Brasil. 

Como a nova geração do Toyota Yaris asiático, até o momento, fez sua estreia somente com carroceria sedã, o que coloca em dúvida se a Toyota de fato vai investir na renovação do hatch, um eventual crossover pequeno poderia resultar em um sucessor natural para o Yaris hatch por aqui, inclusive podendo atrair um público maior para a marca. 

Toyota Urban Cruiser Hyryder
Toyota Urban Cruiser Hyryder: SUV desenvolvido na Índia para mercados emergentes
Imagem: Divulgação

De acordo com flagras do Toyota Taisor em desenvolvimento na Índia, é possível notar que o crossover foi concebido para oferecer boa altura em relação ao solo e um estilo de design que parece próximo ao Yaris Cross europeu. 

Na Índia, apurações sinalizam que o Taisor poderá contar com opções 1.2 aspirada e 1.0 turbo, sem menções, até o momento, aos catálogos eletrificados. 

Provavelmente a Toyota do Brasil só deverá se manifestar sobre qual será seu futuro compacto híbrido nacional em 2023. Até lá, nos resta acompanhar de forma atenta tudo o que a marca desenvolve no exterior. 

Toyota Urban Cruiser Hyryder
Toyota Urban Cruiser Hyryder conta com opção híbrida na Índia 
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!