Toyota Urban Cruiser Hyryder: SUV indiano poderia ser aproveitado no Brasil?

Rival do Hyundai Creta, novidade fará sua estreia global no país asiático em julho
Projeção de Kleber Silva baseada em flagra recente para o futuro Urban Cruiser Hyryder

Projeção de Kleber Silva baseada em flagra recente para o futuro Urban Cruiser Hyryder | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

É inegável que, na medida em que mais informações e flagras surgem na Índia, o projeto do Toyota Urban Cruiser Hyryder vai despertando uma atenção cada vez maior também aqui no Brasil. 

O modelo, uma interessante colaboração entre as japonesas Toyota e Suzuki, terá porte compacto de acordo com os padrões brasileiros, portanto um rival para modelos como Hyundai Creta, VW T-Cross, entre outros produtos da categoria. 

A expectativa, segundo apurações de veículos de imprensa indianos, é que o Urban Cruiser Hyryder fará sua estreia global no começo de julho, quando finalmente saberemos mais detalhes sobre o modelo. 

Caminhos 

No que diz respeito ao futuro portfólio da Toyota no mercado brasileiro, já apuramos como algo mais concreto para o curto prazo a nacionalização do Yaris Cross, algo que deverá ocorrer já no próximo ano. 

Sofisticado, o Yaris Cross conta com propulsão híbrida, porém seu comprimento de 4,18 m é um pouco abaixo do que os SUVs compactos nacionais tradicionalmente oferecem, transitando entre 4,20 m e 4,25 m. Nada impede, entretanto, que a Toyota, por meio de uma engenharia diferenciada, entregue o mesmo nível de espaço interno e porta-malas observado nos demais modelos da classe. 

Em paralelo, segundo noticiou o Auto+ em maio deste ano, a Toyota poderá abrir mão da nova geração da gama Yaris atual (hatch e sedã) colocando em seu lugar um SUV inédito. A substituição, de todo modo, faria sentido, uma vez que o Yaris sempre teve uma participação de mercado discreta e acrescentar um utilitário esportivo poderia ser algo mais interessante para aumentar o volume de vendas da marca no Brasil. 

Espaços 

Ao menos tentando estimar o que o Urban Cruiser Hyryder vai contemplar em sua proposta, seria plenamente viável enxergarmos um cenário em que o futuro SUV desenvolvido na Índia poderia conviver com o Yaris Cross por aqui. 

Se o Urban Cruiser Hyryder seguir pelo caminho esperado para um automóvel pensado para mercados emergentes, com uma cabine ampla e porta-malas generoso, ele poderia figurar como a opção racional dentro do portfólio da Toyota, de olho no cuidado com o custo-benefício. O Yaris Cross, por sua vez, poderia ser mais caro e atender os consumidores que buscam nível superior de acabamento e equipamentos. 

Propulsão 

Na Índia, já é dado como certo que o Urban Cruiser Hyryder deverá nascer apenas com opções mecânicas eletrificadas. 

Suas configurações de entrada devem contar com motor 1.5 auxiliado por um sistema híbrido-leve para aprimorar a eficiência sem resultar em impactos muito pesados no preço final do veículo. 

Já as versões mais caras do Urban Cruiser Hyryder deverão apostar em conjuntos mecânicos do tipo full hybrid, semelhante ao que é oferecido no Corolla e no Corolla Cross topo de linha produzidos aqui. 

Quem sabe com a apresentação, em breve, do Urban Cruiser Hyryder na Índia mais detalhes sobre a estratégia global da marca para o modelo poderá ser conhecida. Mas, certamente, é um projeto que vale a pena acompanharmos de perto. 

Novidade, um SUV compacto, deverá apostar em formas robustas para a carroceria
Novidade, um SUV compacto, deverá apostar em formas robustas para a carroceria
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG