Um ''Compass esportivo'': a interessante ideia da Fiat com o projeto 376

SUV inédito da marca italiana está previsto para estrear em fevereiro de 2022
Fiat vai investir em um SUV-cupê no Brasil: novidade provavelmente deverá atuar no segmento de médio porte

Fiat vai investir em um SUV-cupê no Brasil: novidade provavelmente deverá atuar no segmento de médio porte | Imagem: Kleber Silva/KDesign

Assim como a Volkswagen, a Fiat também demorou para entrar no segmento de SUVs com produção local, mas, assim como a rival alemã, a fabricante italiana resolveu entrar de cabeça na categoria.

No meio de um processo de renovação de gama, que deverá culminar com o término da fabricação de modelos como o Uno, Doblò e Grand Siena, a Fiat investirá fortemente em utilitários esportivos daqui para frente. Além de mais lucrativos, na medida em que os SUVs se consolidaram como a nova preferência do público é natural que as fabricantes passem a focar nesses veículos.

Com o advento da Stellantis, empresa que surgiu da união entre a Fiat Chrysler e a PSA, responsável pelas marcas Peugeot e Citroën, executivos da nova empresa deixaram claro que a estratégia da companhia será apostar na complementaridade de suas marcas, buscando, sabiamente, um portfólio bastante robusto para a Stellantis. Claro que as quatro marcas automotivas da Stellantis por aqui (Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot) poderão atuar no mesmo segmento, como o de SUVs, mas oferecendo veículos com propostas diferentes.

Sob essa premissa, se hoje em dia a Jeep atua no segmento de SUVs compactos com o Renegade e é líder com folga entre os SUVs médios com o Compass, a Fiat vai começar a preencher o espaço abaixo do Jeep Renegade com seu crossover derivado do Argo e atualmente conhecido como o Progetto 363. Em paralelo, a Citroën também prepara um utilitário esportivo pequeno (projeto CC21) que será produzido em Porto Real (RJ) com estreia confirmada para o segundo semestre.

Em fevereiro de 2022, como noticiamos, será a vez da Fiat entrar na categoria de SUVs médios com uma proposta que promete ser muito interessante. Enquanto o Jeep Compass traz uma carroceria convencional e preocupa-se em entregar vocação off-road em seus catálogos diesel com tração integral, a Fiat vai olhar para um público urbano, que deseja um SUV mais sofisticado e de apelo esportivo. Estamos falando daquele que é conhecido até o momento como o projeto 376.

A ideia é que a Fiat introduza no mercado brasileiro um SUV de porte equivalente ao Compass, porém apostando na silhueta cupê para demonstrar seu caráter mais dinâmico. É uma receita que mostrou-se extremamente bem sucedida no segmento premium, em modelos como o BMW X6, Mercedes-Benz GLC Coupé, entre tantos outros. Entre as marcas generalistas, a Renault foi uma das primeiras a lançar no mercado europeu um produto semelhante de maior escala com o Arkana. Inclusive o SUV-cupê da marca francesa ajudou a posicionar a fabricante em uma faixa de preço superior por lá, o que também deverá ocorrer com a Fiat por aqui.

Sem dúvida, ao combinar o Jeep Compass com um SUV de apelo mais esportivo como será o projeto 376 da Fiat, a Stellantis caminha para ter no Brasil uma notável complementaridade de gama.

Fortes na questão do design, podemos esperar que os profissionais de desenvolvimento da Fiat vão conferir traços extremamente interessantes ao inédito SUV-cupê da marca, algo necessário para cativar os consumidores que desejam um modelo diferente da maioria dos SUVs. O conceito Fastback, revelado em 2018, nos permite ter uma boa ideia do que podemos esperar.

As melhorias que Fiat e Jeep estrearam recentemente em termos de acabamento interno e conectividade para a Toro 2022 e o Compass 2022 certamente devem ser aplicadas também no projeto 376, como o sistema Fiat Connect Me de serviços conectados, central multimídia com tela de maior porte, entre outros pontos. Sob o capô, provavelmente o futuro SUV-cupê deverá ser beneficiado com o motor 1.3 turbo presente no Compass. Dada a sua proposta majoritariamente urbana, é provável que a novidade conte apenas com tração dianteira.

De qualquer forma, vamos acompanhar de perto o desenvolvimento do futuro SUV da marca italiana e, assim que novas informações surgirem, vamos relatar aqui no AUTOO. Fique de olho!

Fiat vai investir em um SUV-cupê no Brasil: novidade provavelmente deverá atuar no segmento de médio porte
Fiat vai investir em um SUV-cupê no Brasil: novidade provavelmente deverá atuar no segmento de médio porte
Imagem: Kleber Silva/KDesign