Urban X e Q1: BMW e Audi flertam com os SUVs pequenos

Marcas premium alemãs estarão de olho na demanda por SUVs cada vez menores e mais urbanos
Futuro SUV compacto da BMW deverá utilizar a plataforma UKL2, hoje presente na Série 1

Futuro SUV compacto da BMW deverá utilizar a plataforma UKL2, hoje presente na Série 1 | Imagem: Divulgação

Os ingleses da Auto Express realizaram uma apuração bem interessante no que diz respeito ao futuro da gama BMW.

De acordo com o levantamento, a marca alemã estaria trabalhando em um inédito SUV compacto, posicionado abaixo do X2 e, portanto, previsto para ocupar o posto de menor utilitário esportivo da fabricante.

Segundo o que foi apurado pela Auto Express, esse futuro modelo poderá adotar o nome Urban X (poderia ser adotada uma pronúncia de Urban Cross, caso a marca assim desejar) e se juntaria à hoje bem extensa gama de SUVs da BMW, que contempla sete diferentes opções de modelos.

A estratégia da BMW para focar em crossovers e SUVs é natural, uma vez que, no primeiro semestre de 2019, esses modelos foram responsáveis por 45% das vendas globais da companhia.

Se sair do papel, a previsão é que o futuro BMW Urban X tenha entre 4,10 e 4,20 m de comprimento, o que o aproximaria bastante do Audi Q2. Atualmente o BMW X2 conta com 4,36 m de comprimento, portanto o Urban X faz bastante sentido dentro da marca bávara e pode ser facilmente incluído no portfólio atual da BMW.

O Urban X deverá ser construído sobre a plataforma UKL2, destinada aos modelos compactos da BMW e com tração dianteira, e opções eletrificadas estão nos planos para a novidade, incluindo uma variante 100% elétrica.

Com proposta mais urbana, os crossovers de menor porte são uma forte tendência para os próximos anos. Ainda segundo a Auto Express, a Audi considera desenvolver um modelo ainda menor dentro do segmento. Provavelmente chamado de Q1, ele poderá estrear dentro de dois a três anos, caso a marca note uma demanda de mercado por ele.

 

BMW X2 2018
Acima o X2, atualmente o menor SUV dentro da gama BMW 
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!